O primeiro dia do Brasil em território russo foi típico de verão, com praia, sol e calor no balneário de Sochi, cidade-base da Seleção, onde a população – por enquanto – parece mais animada com o próprio bronzeado do que com a Copa do Mundo.

Os comandados do técnico Tite, que desembarcaram nesta cidade banhada pelo Mar Negro na madrugada de segunda-feira no horário local (noite de domingo em Brasília), ganharam de presente do treinador um dia de folga pela contundente vitória na véspera sobre a Áustria (3-0), em Viena, no último amistoso de preparação para o Mundial.

Liderados pelo craque Neymar, autor de um golaço sobre os austríacos, os jogadores aproveitaram o dia ensolarado e os quase 30 graus para curtir a praia privativa do resort de luxo onde estão hospedados.

O camisa 10 da seleção pôde ser flagrado nas redes sociais descansando sob o sol de Sochi ao lado de Filipe Luis e Ederson, e posando para ‘selfies’ com fãs que também estão hospedados no luxoso hotel.

Outros jogadores, como o atacante Roberto Firmino, optaram por passar o dia ao lado de familiares na piscina do hotel.

– Pouco barulho –

Do lado de fora da concentração brasileira, porém, houve pouco barulho. De fato, a população e os turistas de Sochi, quase em sua totalidade russos que fogem do clima pouco convidativo de outras regiões do país, não fizeram muita festa para a seleção pentacampeã.

Na véspera de um feriado nacional, os russos preferiram imitar os jogadores a acompanhá-los de perto, e optaram por aproveitar o sol, as praias e o famoso parque de diversões do balneário. Com isso, não foram vistos torcedores nas imediações do hotel e raramente algum apareceu vestindo camisas de seleções na cidade.

Mas o cenário promete ser bem diferente nos próximos dias. A Seleção volta ao trabalho nesta terça-feira: um treino aberto ao público que será realizado em um estádio local vizinho ao hotel e que receberá bom público.

“A Copa ainda não começou e acho que as pessoas estão esperando os jogos para fazer a festa”, comentou Diana, uma jovem garçonete de uma confeitaria na entrada do resort, que passou o dia atendendo aos pedidos dos muitos jornalistas brasileiros no local.

“Se os jogadores aparecerem, a torcida também virá”, continuou a atendente, que, simpática, já ensaia palavras em português como “Obrigada” e “Tudo bem”.

Uma das favoritas ao título na Copa da Rússia, a Seleção deixa a concentração na sexta-feira para viajar a Rostov-on-Don, onde estreará na competição contra a Suíça no próximo domingo, 17 de junho.

Em seguida, o Brasil, cabeça de chave do Grupo E, enfrentará a Costa Rica, em São Petersburgo (22 de junho) e a Sérvia, em Moscou (27).

am/mvv