Na reta final da preparação para a Copa do Mundo da Rússia-2018, o Brasil enfrenta a Áustria neste domingo em amistoso marcado pela titularidade de Neymar, que voltou aos gramados com gol e boa atuação há uma semana.

O retorno do principal jogador da seleção cria um clima de ansiedade. Após três meses de recuperação de cirurgia no pé direito, Neymar saiu do banco para abrir o caminho da vitória por 2 a 0 sobre a Croácia.

Neymar não inicia uma partida do Brasil como titular há sete meses, mas com a liberação do departamento médico Tite poderá montar o esquema que acha ideal para iniciar a Copa do Mundo.

 

1. Menos de 90 minutos

Apesar da volta de Neymar aos titulares ser uma boa notícia, o médico Rodrigo Lasmar deixou claro que o craque não deve disputar todos os 90 minutos da partida.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

“Jogar 90 minutos ou não depende de como ele se sentir no jogo, se estiver cansado ou não. Mas certamente vai jogar mais tempo do que o primeiro jogo”, comentou Lasmar.

“Ainda sinto alguns incômodos, mas são normais por ter ficado muito tempo sem pisar. Estou a 80%”, disse Neymar após a vitória sobre a Croácia.

Nesta semana, o atacante do Paris Saint-Germain treinou com normalidade, sem restrição de movimentos.

Lasmar também elogiou a recuperação de Renato Augusto, que ficou alguns dias treinando em separado por conta de uma inflamação no joelho esquerdo.

Quem não treinou na sexta-feira foi o volante Fred, que lesionou o tornozelo após dividida com Casemiro na quinta-feira.

 

2. Quarteto à prova

É o último teste antes da estreia contra a Suíça, em Rostov, dia 17 de junho. O técnico Tite anunciou que vai formar o ataque com Neymar, Philippe Coutinho, Willian e Gabriel Jesus, quarteto que pouco jogou junto.

A aposta do treinador é contar com um time mais equilibrado e ofensivo, com Neymar pelo lado esquerdo, Willian pelo lado direito e Coutinho criando as jogadas vindo de trás. Jesus comanda o ataque com mobilidade.

Em Londres, onde o Brasil treinou durante uma semana antes do jogo contra os austríacos, o lateral esquerdo Marcelo comentou que não vê grandes mudanças em relação ao time que enfrentou a Croácia, negando uma “Neymar-dependência”.

“Não tem nada de Neymar-dependência. Está todo mundo no mesmo barco. Se ganhar, ganha todo mundo, e, se perder, perde todo mundo”, disse.


 

3. Rival em ascensão

A Áustria não está entre as 32 seleções que vão participar da maior festa do futebol mundial, mas a equipe vem de vitória por 2 a 1 sobre a atual campeã Alemanha.

O amistoso marcou a sétima vitória seguida dos austríacos, que superaram outras seleções que vão disputar a competição, como Uruguai e Sérvia.

O técnico alemão Franco Foda assumiu a equipe em outubro, depois da Áustria ficar de fora do mundial, e recuperou a moral do grupo. No domingo, a Áustria quer ampliar sua invencibilidade.

O duelo será comandado pelo trio húngaro formado pelo árbitro Viktor Kassai e pelos assistentes Oszkar Lemon e Zsolt Varga.

 

— Prováveis escalações:

Áustria: Jorg Siebenhandl – Martin Hinteregger, Aleksandar Dragovic, Sebastian Prodl, Julian Baumgartlinger, Florian Grillitsch, David Alaba, Stefan Lainer, Allessandro Shopf, Peter Zulj e Marko Arnautovic.

Treinador: Franco Foda.

 

Brasil: Alisson – Danilo, Thiago Silva, Miranda, Marcelo, Casemiro, Paulinho, Philippe Coutinho, Willian, Neymar e Gabriel Jesus.


Treinador: Tite.

 

pr/ao/fa


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias