O técnico da Austrália, o holandês Bert van Marwijk, decidiu pagar do próprio bolso o salário de seus oito auxiliares durante a Copa do Mundo da Rússia, indicou nesta sexta-feira a imprensa do país.

“Se quiser ter chances reais na Copa do Mundo, esses detalhes são importantes. É preciso sermos profissionais”, afirmou Bert van Marwijk, que tem contrato com a Federação australiana até o final do Mundial.

O holandês vai receber 650.000 euros para comandar a Austrália na Copa. Informado pelos dirigentes sobre a falta de orçamento para empregar auxiliares, o treinador decidiu pagar sua comissão técnica com o próprio dinheiro.

Segundo o veículo australiano Fairfax, Bert van Marwijk queria ter os auxiliares para impor seu estilo, tática e filosofia de jogo o mais rápido possível.

“Preciso deles porque não tenho tempo (para formar outras pessoas). Para assumir o time, tenho que trabalhar com pessoas que eu conheça”, disse Van Marwijk durante sua chegada aos Socceroos em janeiro.

Com trabalhos juntos no passado, Van Marwijk decidiu contar com Mark Van Bommel, Roel Coumans, Jurgen Dirkx e Taco Van den Velde como colaboradores.

“Eles conhecem minha maneira de trabalhar e de jogar. Os conheço e sei que vêm pelo desafio, não pelo dinheiro”, explicou o treinador, que também tem na comissão dois analistas de vídeo, do PSV Eindhoven e do FC Utrecht.

“Quero sobreviver à fase de grupos. É o desafio que coloquei com os jogadores”, disse Van Marwijk.

rsm/pp/gv/fa