O goleiro da seleção alemã Manuel Neuer voltará aos campos de jogo neste sábado para disputar um amistoso preparatório para a Copa do Mundo da Rússia contra a Áustria, oito meses depois de fraturar o pé, anunciou nesta terça-feira a comissão técnica da equipe.

“Manuel vai jogar, nada o impede”, declarou o preparador de goleiros Andreas Köpke desde o centro de treinamento de Eppan, no norte da Itália, onde a Alemanha realiza sua preparação para a Copa. “Ele precisa de jogos como este, é um teste real, então teremos que decidir se ele está bem”, completou.

O técnico da Alemanha, Joachim Low, já afirmou que seu goleiro campeão do mundo irá à Rússia com a camisa 1 da seleção ou não irá à Copa.

Low levou 27 jogadores para a concentração pré-Copa, incluindo quatro goleiros, mas terá que descartar quatro desses jogadores até segunda-feira (4), data limite para entregar a lista final de 23 nomes à Fifa.

O goleiro do Bayern de Munique, 32 anos, voltou a jogar pela primeira vez na segunda-feira durante meia-hora na vitória por 7 a 1 no jogo-treino contra a seleção alemã Sub-20. É previsto que Neuer jogue por 45 minutos contra o mesmo oponente, nesta quarta-feira.

“Manuel precisa desses jogos para estar 100% em forma outra vez, isso ajuda a recuperar a confiança”, explicou Köpke.

Para os observadores presentes na concentração da seleção alemã, parece cada vez mais provável que Neuer será o goleiro titular da equipe na Copa. “Treinando, não vemos nenhuma diferença, é como se nunca tivesse parado”, garantiu o preparador de goleiros.

Caso Neuer volte ao time titular, Marc-André Ter Stegen, goleiro do Barcelona, será seu substituto imediato.

Köpke revelou ter tido uma conversa com Ter Stegen, na presença de Joachim Low: “Ele conhece a situação. Manu é nosso capitão e campeão mundial. Tentamos de tudo para que isso funcionasse e ele se recuperasse. Obviamente, Marc-André quer jogar, mas ele consegue lidar com a situação”.

cpb/bdx/am