Real Madrid e Liverpool se enfrentam na final da Liga dos Campeões, neste sábado, em Kiev, pela última partida do futebol europeu a menos de três semanas do início da Copa do Mundo.

Os espanhóis, com 12 títulos e atuais bicampeões do torneio, encaram os pentacampeões Reds, que voltam a disputar a final da competição após 11 anos.

“Não somos favoritos de nada. É uma final e temos as mesmas chances”, afirmou o técnico do Real Madrid, Zinedine Zidane.

As duas equipes só se enfrentaram três vezes na história, com o time inglês trazendo lembranças ruins aos merengues.

O Liverpool foi o último time a derrotar o Real em uma final de Champions, em 1981, quando o torneio ainda se chamava Copa da Europa. Vitória por 1 a 0 em Paris.

Mas o Real Madrid conquistou seis “orelhudas” nos últimos 20 anos, sendo três nas últimas quatro temporadas. “Te esperam em casa”, estampou o jornal Marca em sua manchete, com foto das 12 taças já conquistadas.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

– Experiência do Real Madrid –

“A experiência é uma grande vantagem para o Real Madrid, mas isso só não basta. As táticas fazem alguns times como o nosso encararem times de maior nível”, afirmou o técnico alemão Jurgen Klopp, do Liverpool.

O Real busca o tricampeonato consecutivo, algo que apenas o próprio time merengue, nos anos 1950, e Ajax e Bayern de Munique, nos anos 1970, conseguiram.

Em caso de vitória, Zidane se tornaria o primeiro técnico a conquistar o troféu três vezes seguidas.

Até agora, apenas Bob Paisley, com o Liverpool, e Carlo Ancelotti, com Milan e Real Madrid, levantaram a “orelhuda” em três oportunidades.

Cristiano Ronaldo, que já conquistou a competição quatro vezes, busca um quinto troféu que o igualaria a Alfredo Di Stefano e Paolo Maldini. CR7 ficaria a um do recordista Paco Gento.

– Liverpool ofensivo –

Mas o Real Madrid vai encarar o trio ofensivo formado pelo egípcio Mohamed Salah, o brasileiro Roberto Firmino e o senegalês Sadio Mané.

Salah, sensação da temporada na Europa, foi eleito melhor jogador da Premier League e terminou o Campeonato Inglês como artilheiro, com 32 gols.

O egípcio e Firmino, com 10 gols, e Mané (9) só são superados por Cristiano (15) na luta pela artilharia da Champions League.

Outro duelo interessante estará no banco de reservas. Zidane venceu as duas finais de Champions que disputou, enquanto Klopp acabou derrotado em duas decisões europeias quando comandava o Borussia Dortmund. Em 2013, caiu na Champions para o Bayern de Munique, enquanto em 2016 foi superado pelo Liverpool na Liga Europa.


As duas equipes chegam ao confronto sem desfalques. Não existem jogadores machucados nem suspensos. A principal dúvida é como será montado o ataque do Real Madrid.

Zidane precisa decidir se escala o trio BBC (Bale-Benzema-Cristiano) ou se prefere optar por Isco no lugar do atacantes galês, em ótima fase neste final de temporada.

Real Madrid e Liverpool buscam a glória no Estádio Olímpico de Kiev, que conta com mais torcedores ingleses. Cerca de cem torcedores do Liverpool foram ao hotel da equipe para prestarem seu apoio antes da bola rolar.

psr/ra/pm/fa


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias