Lendário treinador do Bayern de Munique, Jupp Heynckes vai comandar a equipe pela última vez, neste sábado, com a esperança de encerrar a carreira com o título da Copa da Alemanha disputado contra o Eintracht Frankfurt.

O presidente bávaro, Karl-Heinz Rummenigge, destacou a saída de “um dos mais importantes técnicos da história do clube”. Heynckes liderou a única tríplice coroa da equipe, em 2013, com os títulos da Bundesliga, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões em uma mesma temporada.

“Esta final é para Heynckes. Jupp é o treinador mais maravilhoso que um clube pode desejar. Queremos nos despedir com o ‘doblete'”, acrescentou.

O substituto de Heynckes na próxima temporada será Niko Kovac, que no sábado se sentará pela última vez no banco de reservas do Eintracht Frankfurt. A equipe é surpreendente finalista após derrotar o Schalke 04 na semifinal (1-0).

Após terminar na oitava colocação da Bundesliga, a equipe precisa do título para conseguir disputar a Liga Europa na próxima temporada.

No entanto, é complicado imaginar que a equipe conseguirá superar o duelo, já que na última vez que se enfrentaram o Bayern goleou por 4 a 1.

“Deixo para Niko um time bonito, em perfeito estado físico e mental. Ser treinador do Bayern é uma grande responsabilidade, mas também uma grande pressão”, indica Heynckes.

– Neuer relacionado –

Heynckes não tinha previsto os 10 meses de loucura a frente do Bayern de Munique. Após a tríplice coroa em 2013, o treinador se aposentou e foi viver em sua casa no Vale do Rhin.

“Foi um trabalho de intensidade incrível, 24 horas de 24 horas”, indicou.

“Mas depois não vou me entediar nem sentir saudades do futebol. Tenho muitos interesses”, indicou apesar de reconhecer no domingo, após a festa popular na praça Marienplatz de Munique, que terá “um pouco de nostalgia”.

“Na próxima vez, vai ser inútil que o Bayern bata na minha porta. Terei 80 anos. Esta é a vez definitiva para mim”, destacou entre brincadeiras.

Depois de oito meses fora dos gramados recuperando-se de lesão, o goleiro Manuel Neuer foi relacionado para a partida que vale o título da Copa da Alemanha.

O capitão do Bayern de Munique e da seleção da Alamanha não joga desde a fratura no pé, em setembro de 2017. Nas últimas semanas, Neuer treinou com o grupo e espera jogar alguns minutos antes da convocação final da ‘Mannschaft’ para a Copa do Mundo.

Heynckes não vai poder contar com o holandês Arjen Robben, com lesão na virilha, enquanto Thomas Muller se recuperou de gastroenterite e vai estar em Berlim.

cpb/ah/pm/psr/fa