Esporte

Ginecologista de universidade da Califórnia acusado de conduta imprópria

O ginecologista George Tyndall, da Universidade do Sul da Califórnia (USC), foi demitido após uma investigação interna deflagrada por diversas acusações de comportamento sexual abusivo contra suas pacientes, confirmou a instituição à AFP nesta quarta-feira.

O caso foi revelado pelo jornal Los Angeles Times, que reuniu testemunhos de vários funcionários e ex-funcionários da USC sobre a conduta de Tyndall com suas pacientes, a maioria jovens.

Tyndall afirma que seus exames ginecológicos eram totalmente justificados e chegou a ameaçar a USC com uma ação na justiça.

Segundo o Times, os abusos remontam à década de 1990. O médico tirava fotos das pacientes, segundo ele por razões médicas, tocava as mulheres durante exames e fazia comentários sexuais sobre seus corpos.

Apesar das várias queixas de colegas, enfermeiras e pacientes, a universidade permitiu que Tyndall seguisse trabalhando e abriu uma investigação apenas em 2016, após uma denúncia formal de um funcionário ao comitê de Igualdade e Diversidade, destacou o jornal.

Após suspender Tyndall e determinar uma investigação por má conduta, a USC finalmente o demitiu, mas ao ser ameaçada de um processo legal, chegou a um acordo financeiro para a saída do médico.

A USC informou que a investigação interna “não encontrou qualquer atividade criminosa” para ser reportada às autoridades.

Mas o presidente da USC, Max Nikias, qualificou a conduta de Tyndall como “um profundo abuso de confiança” e pediu desculpas “a qualquer estudante que tenha visitado o centro médico sem receber o atendimento respeitoso que cada indivíduo merece”.

Até o momento nenhuma estudante denunciou Tyndall.

Veja também

+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel