Para o capitão e craque argentino Lionel Messi, uma boa Copa do Mundo na Rússia-2018 seria “estar entre os quatro melhores”, segundo declarações ao canal TyC Sports nesta terça-feira, e ver Neymar no Real Madrid seria terrível.

“Não temos nenhuma obrigação com ninguém de sermos campeões. Nós (equipe) somos os primeiros a querer levantar o título”, afirmou o atacante em entrevista realizada em sua casa em Barcelona.

A Argentina não vence a Copa do Mundo desde México-1986, com vice-campeonatos na Itália-1990 e no Brasil-2014.

A geração de Messi, Sergio Agüero, Javier Mascherano, Angel Di María e Gonzalo Higauín perdeu três finais consecutivas: o Mundial do Brasil-2014 e as edições de 2015 e 2016 da Copa América.

“Temos a vontade por não termos podido vencer três finais. É um peso que levamos, é preciso superar esta barreira”, disse o craque.

“Tivemos chances de vencer estas decisões. Deus não quis que fôssemos campeões”, falou Messi. Na Rússia, a Argentina encara Islândia, Croácia e Nigéria no grupo D.

“Não é preciso passar uma mensagem errada para os jovens, de que só serve ser campeão. Eu digo para meus filhos, meus sobrinhos: se divirtam. Desfrute para além dos resultados”, revelou.

Messi revelou que “o futebol te dá muitas coisas. É um esporte charmoso. Dói perder, sou competitivo. Quero vencer, mas às vezes não é possível”, refletiu o cinco vezes vencedor da Bola de Ouro.

O artilheiro disse que seu objetivo não é ser o melhor do mundo “nem o segundo, o terceiro ou o quarto. Não compito com ninguém”, respondeu sobre se seu grande rival era o português Cristiano Ronaldo.

Sobre os favoritos ao título da Copa, Messi mencionou o Brasil: “desde que Tite assumiu, porque fecha bem atrás e ataca com jogadores muito rápidos. A Espanha pela maneira de jogar, a Alemanha que está sempre aí e a França, apesar de ter muitos jogadores jovens”.

Sobre eventual transferência do brasileiro Neymar para o Real Madrid, Messi disse que “seria terrível. Um grande golpe no nível futebolístico e pelo que significa para o Barcelona, pelos títulos que ganhou”.