O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conquistou o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1, neste domingo, garantindo o segundo triunfo na atual temporada.

O companheiro finlandês Valtteri Bottas garantiu a dobradinha da equipe, que teve a companhia do holandês Max Verstappen (Red Bull) para completar o pódio. O alemão Sebastian Vettel (Ferrari) terminou a prova em quarto, após erro na estratégia da equipe italiana.

Depois de ter alcançado a segunda colocação de Bottas na primeira curva, o alemão perdeu duas posições após parada nos boxes na 42ª volta quando o carro de segurança virtual estava ativo.

Frustrado nas três primeiras corridas do Mundial, Hamilton protagonizou um triunfo surpresa no GP do Azerbaijão, que deu a liderança da disputa com quatro pontos de vantagem para Vettel. A vitória na Espanha permite o britânico abrir 17 unidades de distância para o rival.

“Hoje senti a sinergia com o carro, o que me faltava desde o início do ano. No futuro, seremos nós que precisaremos colocar pressão”, disse referindo-se a Ferreri e Red Bull.

O australiano Daniel Ricciardo (Red Bull), o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas), os espanhóis Carlos Sainz Jr (Renault) e Fernando Alonso (McLaren), o mexicano Sergio Pérez (Force India) e o monegasco Charles Leclerc (Sauber) completaram o Top 10.

Kimi Raïkkonnen (Ferrari), por outro lado, abandonou a prova na volta 25, depois de sofrer com uma perda súbita de potência já nas últimas colocações.

pel/psr/fa