O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conquistou o Grande Prêmio do Azerbaijão, neste domingo, recuperando a liderança do Mundial de Fórmula 1 que estava nas mãos do alemão Sebastian Vettel (Ferrari), que terminou na quarta colocação.

O tetracampeão superou o também finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari) e o mexicano Sergio Pérez (Force India) no pódio e anotou a 63ª vitória na carreira.

A três voltas do fim, Hamilton foi beneficiado por um problema no pneus do companheiro finlandês Valterri Bottas.

Os pilotos da Red Bull, o australiano Daniel Ricciardo e o holandês Max Verstappen, deixaram a prova após se baterem na volta 41.

“A vitória deveria ter sido de Valtteri, e Sebastian também fez um grande trabalho. Eu tive muita sorte hoje, então me parece um pouco estranho estar nesta posição”, reconheceu Hamilton, que ficou em terceiro lugar durante grande parte da corrida.

Bottas, por outro lado, foi beneficiado pela entrada do carro de segurança após o choque entre os dois pilotos da Red Bull. O finlandês aproveitou para ir para os boxes para trocar os pneus, quando Vettel já tinha realizado a troca.

Vettel travou suas rodas na curva 1, enquanto atacava Bottas para buscar a corrida na volta 47. A tentativa custou ao alemão ser ultrapassado por Hamilton, Raikkonen e Pérez.

No Mundial de pilotos, Hamilton abriu quatro pontos de vantagem para Vettel após conquistar a primeira vitória da temporada.

smr/iga/fa