As vendas de música em todo o mundo registraram um forte aumento de 8,1% em 2017, com as vendas digitais responsáveis pela primeira vez pela maior parte do faturamento, anunciou a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI).

A música gravada arrecadou 17,3 bilhões de dólares e a música digital – até o ano passado praticamente igual às vendas físicas em todo o mundo – representou 54% do valor, informa a IPFI em seu relatório anual.

O crescimento de 8,1% representa o terceiro ano consecutivo de expansão e o ritmo mais rápido desde que a IFPI começou a compilar os dados, afirmou em uma videoconferência Frances Moore, que preside o grupo.

Mas a indústria continua com apenas dois terços do valor que registrava na década de 1990, antes que o crescimento da internet e o avanço da pirataria provocassem uma depressão de 15 anos no mercado da música, recordou Moore.

O ressurgimento musical se deve quase por completo ao rápido crescimento dos serviços de streaming, incluindo Spotify, Deezer e Apple Music, que deram à indústria uma nova fonte de recursos muito necessária.

O relatório indica que 176 milhões de pessoas em todo o mundo pagavam por assinaturas de plataformas de streaming no fim de 2017, com 64 milhões de novos clientes registrados no decorrer do ano. De acordo com a IFPI há muito espaço para crescer ainda em todo o mundo.

As vendas físicas voltaram a cair, mas um lado positivo foi o vinil, que cresceu 22,3%, já que os discos encontraram um mercado renovado entre os fãs de música.

Stu Bergen, diretor executivo do serviço comercial internacional e global do Warner Music Group, advertiu que a indústria musical não deve se tornar complacente e se comprometeu a afirmou que as gravadoras devem investir para desenvolver novos talentos.

“Lutamos muito para chegar até aqui e, depois de 15 anos de declive, ainda há muito espaço para crescer”, disse Bergen.