O presidente americano Donald Trump disse nesta segunda-feira (23) que obrigar o México a conter o fluxo de imigrantes em situação irregular poderia ser uma condição dos Estados Unidos para a renegociação do Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, na sigle em inglês).

“O México, cujas leis de imigração são muito duras, poderia deter o fluxo de pessoas que atravessam para os Estados Unidos. Poderíamos fazer disso uma nova condição para nosso novo Nafta”, afirmou, no Twitter.

“Nosso país não pode aceitar o que está acontecendo! Também temos que ter rapidamente fundos para o muro” na fronteira com o México, acrescentou.

O anúncio de Trump foi feito mais de uma semana depois de comentar que as negociações para atualizar o Nafta com México e Canadá “estão caminhando bem”, embora não haja data exata para concluí-las.

O ministro de Economia do México, Ildefonso Guajardo, disse recentemente que existe quase 80% de chances de chegar a um acordo sobre o Nafta no começo de maio. A ministra canadense de Relações Exteriores, Chrystia Freeland, também destacou que as negociações para um acordo estão avançadas.

jh/wd/gm/yow/ll/cc

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias