Meio Ambiente

Magnata Bloomberg doará US$ 4,5 milhões ao Acordo de Paris

O ex-prefeito de Nova York e filantropo bilionário Michael Bloomberg prometeu 4,5 milhões de dólares para cumprir o compromisso dos Estados Unidos com o acordo climático de Paris.

“Os Estados Unidos se comprometeram e, como americano, se o governo não fizer isso, todos temos responsabilidade”, disse na noite deste domingo ao programa Face the Nation, da emissora CBS.

Em junho passado, o presidente Donald Trump anunciou a retirada dos Estados Unidos do pacto, defendido por seu antecessor Barack Obama, O mandatário, cujo Partido Republico tem fortes laços com a indústria de combustíveis fósseis, disse que o acordo era injusto com a maior economia do mundo.

“Posso fazer isso. Então, sim, lhes enviarei um cheque com o dinheiro que os Estados Unidos prometeram à organização, como se o recebessem do governo federal”, disse Bloomberg.

O tratado histórico foi acordado por 197 nações em 2015 após intensas negociações em Paris, onde todos os países fizeram promessas voluntárias de redução das emissões de carbono para 2030.

+ Consulado chinês nos EUA é fechado e provoca nova crise
+ As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

O pacto expressa um acordo para limitar o aquecimento global médio causado pelos gases de efeito estufa da queima de combustíveis fósseis a menos de 2º Celsius acima dos níveis pré-industriais.

Dias depois do anúncio de que os Estados Unidos estavam abandonando o pacto, Bloomberg liderou quase mil empresários e autoridades para declarar que respeitariam o acordo.

ska/fa/llu/yow/ll

Veja também

+ Funcionário do Burger King é morto por causa de demora em pedido

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Bolsonaro veta indenização a profissionais de saúde incapacitados pela covid-19

+ Nascidos em maio recebem a 4ª parcela do auxílio na quarta-feira (05)

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?