O secretário de Tesouro americano Steven Mnuchin indicou, neste sábado (21), que Washington atenderia ao pedido do Banco Mundial para aumentar a capacidade de empréstimo, em troca de reformas para reduzir empréstimos a países de renda mais alta, como a China

Os Estados Unidos, maiores acionistas da instituição, rejeitaram o pedido do Banco Mundial em outubro. Neste sábado, contudo, Mnuchin elogiou os avanços que estavam sendo feitos, especialmente o plano “de transferir significativamente os empréstimos para clientes mais pobres”.

Apesar de não citar a China nominalmente, Mnuchin elogiou a mudança para um “um novo alvo de alocação de empréstimos baseado em renda e a reintrodução de cobranças diferenciadas” para os empréstimos. Isso significa que países mais ricos pagariam taxas de juros mais elevadas.

Isso “incentivará mutuários mais ricos e com mais capacidade de crédito a buscar financiamento de mercado para atender às suas necessidades de desenvolvimento”, disse Mnuchin em um comunicado à reunião da primavera boreal do comitê do Banco Mundial.

O banco busca uma ampliação de capital de 13 bilhões de dólares, que inclui 5,5 bilhões para o braço de financiamento privado da instituição, a Corporação Financeira Internacional, segundo a imprensa.

O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, disse nesta sexta-feira que a instituição realiza “discussões detalhadas extensas” com os países membros sobre as mudanças necessárias para obter essa aprovação, mas negou que as reformas tenham como alvo qualquer economia específica.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

O banco concordou em aumentar os empréstimos “para os países de renda média baixa”, mas “não há nada no acordo que tenha como alvo nenhum país específico”, disse ele à imprensa.

hs/dg/ll


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias