O ministro russo de Relações Exteriores, Serguei Lavrov, acusou os Estados Unidos e seus aliados francês e britânico de terem “bombardeado as negociações de Genebra” ao atacarem o território sírio na semana passada.

“Em 14 de abril, não só foram bombardeados alvos químicos inventados, mas também as negociações de Genebra”, impulsionadas pela ONU para encontrar uma saída para o conflito na Síria, afirmou Lavrov, após uma reunião em Moscou com o emissário das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura.

Staffan de Mistura, por sua vez, disse ser necessário “baixar a temperatura” do conflito sírio, e expressou o desejo de que o canal de comunicação entre Moscou e Washington “continue funcionando”.

“Precisamos de uma desescalada política, não só militar”, acrescentou. “É necessário virar a página deste suposto ataque químico”, assegurou, referindo-se ao ataque que os países ocidentais atribuem ao regime sírio no começo de abril na Ghuta Oriental, perto de Damasco e então sob controle dos rebeldes, e que provocou a represália militar de Estados Unidos, França e Reino Unido.

vvl/tbm/roc/me/es/mvv