A polícia francesa retirou nesta sexta-feira dezenas de estudantes que ocupavam a universidade parisiense de Tolbiac, um local emblemático da mobilização contra uma reforma do ensino defendida pelo presidente Emmanuel Macron.

Os policiais entraram no prédio de 22 andares ao sul de Paris às 5H00. O local estava ocupado por dezenas de estudantes desde 26 de março.

Alguns estudantes saíram de modo voluntário, enquanto outros atiraram garrafas e vários objetos contra os policiais.

Uma pessoa foi presa por desacato.

A intervenção das forças de segurança havia sido solicitada pelo reitor da universidade, Georges Haddad, que estava preocupado com a situação depois que foram encontrados coquetéis molotov no centro de ensino.

A polícia informou que a operação ocorreu “sem incidentes”.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

O reitor afirmou que as três semanas de ocupação provocaram prejuízos de centenas de milhares de euros, que custarão muito caro à universidade e ao contribuinte.

Estudantes franceses começaram a ocupar universidades e março para protestar contra a reforma educacional de Macron, que quer conceder às universidades públicas o poder de estabelecer critérios de admissão.

Para os estudantes, essa reforma é um primeiro passo para um sistema de seleção até agora tabu no país da “educação gratuita para todos”.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias