Cientistas da Universidade Tecnológica Nayang de Cingapura desenvolveram um robô programado para montar uma cadeira Ikea, uma tecnologia que pode ser derivada para a indústria automotiva, ou aeronáutica.

O robô pode montar a cadeira Ikea em oito minutos e 55 segundos.

Para isso, uma câmera foi instalada para capturar imagens tridimensionais das partes da cadeira no chão, antes de seus “braços” equipados com sensores com a mesma sensibilidade que os braços humanos montarem a cadeira.

“Para um robô, montar uma cadeira Ikea com tanta precisão é mais complicado do que parece”, diz Pham Quang Cuong, diretor do projeto que desenvolveu o dispositivo.

“O trabalho de montagem deve ser dividido em diferentes etapas, como a identificação das diferentes peças da cadeira, a força necessária para montar as peças e garantir que os braços do robô não se toquem”, acrescenta.

A equipe de cientistas agora procura desenvolver as capacidades do robô para programá-lo para montar outros móveis, imitando gestos humanos, a leitura das instruções e verificação do produto acabado.

No momento, o robô foi programado apenas para montar uma cadeira da gigante sueca. Os cientistas também colaboram com a indústria aeronáutica e automotiva.

el/sr/ceb/bfi/ces/pa/ra/mr/tt