A coalizão liderada pela Arábia Saudita que intervém no Iêmen anunciou ter interceptado nesta quinta-feira (12) um míssil lançado pelos rebeldes iemenitas huthis para a cidade de Jizan, no sul do reino saudita.

O míssil foi “interceptado com sucesso” pela defesa antiaérea saudita, indicou um porta-voz da coalizão citado pela agência SPA, detalhando que “seus restos caíram sobre um bairro residencial de Jizan”.

Foi lançado de Saada, reduto dos rebeldes huthis no norte do Iêmen, segundo a mesma fonte. Os insurgentes reivindicaram o disparo por meio de sua emissora, Al-Massirah.

Desde novembro, os rebeldes huthis, apoiados pelo Irã, dispararam vários mísseis contra a Arábia Saudita que foram interceptados.

A Arábia Saudita dirige desde março de 2015 uma coalizão de vários países que intervêm militarmente no Iêmen para ajudar o poder do presidente Abd Rabo Mansur Al-Hadi frente os huthis, que se fizeram com amplas regiões do país, entre elas Sanaa, a capital.

O conflito no Iêmen deixou mais de 100 mil mortos desde 2015 e provocou “a pior crise humanitária no mundo”, segundo a ONU.

bur/abh-ac/hj/nbz/sgf/cb