81Acredite: no dia desta foto, ela estava com pneumonia. “Saí direto para o hospital e fui internada”, diz. Agora, tudo bem. Sabrina já está de malas prontas para suas férias em janeiro com Duda Nagle, no Caribe e em NY, e Sabrina Sato Beachwear é o novo negócio da apresentadora da Record. A primeira coleção chega às lojas e começa a ser vendida on line antes do Natal. Luis Fiod assina a direção de arte da campanha.  E para 2017, promessas: “Casar não sei, mas quero engravidar depois de fevereiro”.

Crises

Do juiz Sergio Moro para o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin,  em recente encontro social : “Pelo menos a crise hídrica parece que o senhor resolveu, não?”

O governador de SP, Geraldo Alckmin, explicou, numa recente conversa informal, de onde veio a fama de que pertence à Opus Dei. “Meu tio Zeca pertencia (à prelazia). Era um homem de comunhão diária. Já Meu pai era franciscano e foi seminarista. E eu sempre fui pecador”, disse, provocando risos. Alckmin disse que, só após a morte do filho Thomaz, há um ano, passou a ir regularmente à missa. “Todo dia 2 (data da morte do filho), onde quer eu esteja, vou a uma Igreja. Nunca mais perdi missa. Costumo ir à capela São Pedro e São Paulo.”

 Moro, Luiz Furlan e Geraldo Alckmin
Moro, Luiz Furlan e Geraldo Alckmin

Nunca fui santo

O governador de SP, Geraldo Alckmin, explicou, numa recente conversa informal, de onde veio a fama de que pertence à Opus Dei. “Meu tio Zeca pertencia (à prelazia). Era um homem de comunhão diária. Já Meu pai era franciscano e foi seminarista. E eu sempre fui pecador”, disse, provocando risos. Alckmin disse que, só após a morte do filho Thomaz, há um ano, passou a ir regularmente à missa. “Todo dia 2 (data da morte do filho), onde quer eu esteja, vou a uma Igreja. Nunca mais perdi missa. Costumo ir à capela São Pedro e São Paulo.”

Ex-empresário de Xuxa pode fechar com Galisteu

85

Estão conversando: Adriane Galisteu e Luiz Claudio Moreira, que deixou de empresariar Xuxa em julho, depois de acompanhá-la por  mais de 30 anos. O empresário (na detalhe à dir.), que cuida hoje da dupla Victor e Leo, pode fechar com a apresentadora. Adriane e o marido, Ale Iodice, conversavam com Luiz Claudio no Natal do Bem, evento do Lide, coordenado pelo prefeito eleito João Doria. O evento, que contou ainda com Tom Cavalcante, Fafá de Belém e a filha Mariana Belém, arrecadou R$ 1,8 milhão, quase o dobro da arrecadação no ano passado.

87

Balas
Depois da presidência do senado

Quando Renan Calheiros terminar o mandato na presidência do Senado, em fevereiro, o peemedebista deixará de ser julgado pelo plenário do STF. Os processos nos quais é réu passam a ser julgados pela segunda turma do Supremo, formada por seis ministros: Teori Zavaski (relator na Lava Jato), Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. Os processos a que o senador responde serão julgados por um colegiado menor, composto justamente por alguns integrantes que já votaram, na prática, a favor dele.

 

“Quem sabe fazer filhos seja a próxima etapa da vida”

84
PROSA E VERSO “Perdi meu pai quando era bebê. É bom tê-lo no elevador, como condutor, mesmo imaginário”

Em seu primeiro livro recém-lançado, “Ruído Branco”, Ana Carolina faz, em poesia, um raio X de si mesma. A cantora revela histórias da infância sem o pai e a decisão de congelar os óvulos. Da bissexualidade, ela fala metaforicamente, e dá pistas em seu instagram, em fotos com a atriz Letícia Lima.

Quem seria Ana Carolina se não fosse Ana Carolina?
Minha mãe até tentou que eu fizesse limpeza de pele nas clientes do salão de beleza em Juiz de Fora, mas logo viu que era melhor não (risos). Ela foi genial quando me deu um violão aos 13 anos e me deixou ter uma sólida relação com a música.

No poema “Sonho”, o ascensorista é seu pai, que você não conheceu. Como foi crescer sem um pai?
Perdi meu pai quando era bebê. A dor da perda nem era sabida. Aprendi a vê-lo de um jeito espiritual. Nunca vi uma foto nossa. Construí esse homem na mente. Ele anda comigo. É bom tê-lo no elevador, como condutor, mesmo que imaginário. Quem sabe um dia nos encontramos no playground ou na penthouse.

Quando pretende ter filhos? Por que congelou seus óvulos?
Tenho a mesma vontade de ter e de não ter. Vivi como filha única até descobrir irmãos biológicos, filhos de um relacionamento do meu pai. Congelei os óvulos sim. Se quiser ter a chance de ter filhos, netos dos meus pais, parte de mim segue. Lancei o livro, tenho árvores em casa, e quem sabe fazer filhos seja a próxima etapa da vida.

Você escreveu: “O homem que há em mim se apaixonou perdidamente pela mulher que sou”. O que quer dizer?
Sou essa amálgama do masculino e do feminino. Percebo a força dos dois lados quando estão em perfeito equilíbrio. Ou quando um assume o comando. Meus dois lados se entendem e se gostam. Não seria feliz se existisse rusga nessa equação.

O que anda arranhando sua garganta?
Uma sensação de desconforto me faz querer gritar para pararmos de ter preconceito. Ele torna as pessoas odiosas.

Solução diplomática

83

Celso Lafer, ex-ministro das Relações Exteriores de FHC, faz sua aposta: “A experiência de António Guterres fará dele o Secretário-Geral da ONU mais qualificado do que qualquer outro”. Para Lafer, o ex-primeiro ministro de Portugal, e Alto Comissão das Nações Unidas para Refugiados de 2005 a 2015, será crucial para achar um caminho para a crise dos refugiados.

“Juris-prudência”

O rápido pedido de demissão de José Yunes, assessor da presidência e amigo do presidente Michel Temer, coincide com a avaliação de que o Planalto demorou na decisão de afastar o ex-ministro Geddel Vieira Lima após crise com o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero. 

Confidente

Era com José Yunes que o presidente Michel Temer estava, no Palácio do Planalto, quando recebeu a ligação do ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero,  pedindo demissão por conta das pressões de Geddel. Ao desligar o telefone, Temer teria comentado: “Esse cara estava gravando”.

Com urgência

Após a delação do ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Cláudio Melo Filho, Yunes logo entregou sua carta de demissão, embora negue que recebeu em espécie parte dos R$ 10 milhões repassados ao PMDB na campanha de 2014. No episódio de Geddel, o próprio Yunes integrava o grupo que achava que o Planalto deveria ter afastado o ex-ministro o quanto antes. “Geddel tem uma história pessoal grande com Michel, que o prezava muito, especialmente pelo papel que ele teve na crise quando ainda era vice de Dilma”, diz um interlocutor. Com Yunes, amigo há 50 anos, não é diferente, mas a lição anterior ensinou que o corte imediato deve ser premente.

 

Agro-social

O IBGE anuncia para  2017 o censo agropecuário, que deve mostrar a realidade de 5 milhões de estabelecimentos rurais, dos quais 4 milhões recebem verbas sociais.

Se ela soubesse que quando ela passa…

82

Por trás da foto que viralizou e rodou o mundo, na qual o juiz Sergio Moro e o senador Aécio Neves aparecem rindo, houve uma entrada arrebatadora no palco de autoridades do prêmio IstoÉ Brasileiros do Ano. Coincidência ou não, fato é que a passagem da brasileira Grazi Massafera desestabilizou palco e plateia do Citibank Hall.