Em grandes redes varejistas, enquanto aguarda na fila de pagamento, não é raro que o cliente seja abordado por um funcionário que, gentilmente, pergunta se ele já possui o cartão de fidelidade da loja. Esse é o momento de ponderar as vantagens e os custos que o produto oferece. “Esses cartões só valem a pena se os descontos para compras forem maiores do que as tarifas cobradas”, diz Maria Inês Dolci, coordenadora do Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Segundo ela, as taxas de juros dos cartões de lojas, conhecidos como private label, chegam a ser o dobro daquelas cobradas pelos cartões de crédito comuns. Para o economista Samy Dana, professor da Fundação Getulio Vargas e autor do livro “Dez Vezes sem Juros”, o consumidor brasileiro faz a compra pensando apenas no valor da prestação, deixando de lado o montante total. “Ele esquece que está pagando juros abusivos nas parcelas, o que acaba comprometendo parte de sua renda”, diz.
A seguir, descubra como desfrutar dos benefícios do produto sem correr riscos.

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