20 palestinos morrem em tombamento de caminhão com comida

ROMA, 6 AGO (ANSA) – Cerca de 20 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no tombamento de um caminhão com comida perto do campo de refugiados de Nuseirat, na parte central da Faixa de Gaza, na madrugada desta quarta-feira (6).   

Os números foram divulgados pela Proteção Civil do enclave palestino, que é controlado pelo grupo fundamentalista Hamas.   

“20 pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas por volta de meia-noite, em um caminhão de ajuda humanitária tombado, enquanto centenas de civis esperavam por comida e suprimentos essenciais”, disse o porta-voz Mahmud Bassal à agência de notícias AFP.   

Já o Hamas acusa Israel pela tragédia, por “obrigar motoristas a percorrer estradas superlotadas com civis esfomeados que esperam bens de primeira necessidade há semanas”.   

“Isso frequentemente se traduz em multidões desesperadas que se aglomeram ao redor dos caminhões”, acrescentou o grupo islamita.   

A Faixa de Gaza vive uma situação desesperada devido à crescente escassez de alimentos em função do bloqueio imposto por Israel nos últimos meses. Pressionado pela comunidade internacional, o país judeu passou a autorizar o lançamento aéreo de pacotes de ajuda e liberou parcialmente o comércio de mercadorias com o enclave. (ANSA).