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NA RUA
O veículo na Brooklyn Bridge: segurança é destaque

As ruas de Nova York não serão mais as mesmas depois de outubro de 2013. Os célebres “yellow cabs”, os charmosos táxis amarelos imortalizados em filmes e seriados e transformados em suvenires para turistas, vão sair de cena. A cidade americana adotará o moderno modelo minivan NV200 da japonesa Nissan. A apresentação do “táxi do futuro de Nova York” ocorreu no Salão do Automóvel, que acontece até o domingo 15. O carro foi projetado com teto panorâmico transparente porque um dos atrativos de Manhattan é justamente olhar o topo dos prédios, bonitos, interessantes, diferentes – e altíssimos. “Os táxis da cidade de Nova York se tornaram ícones e agora estabelecerão um novo padrão”, disse o prefeito Michael Bloomberg. “Os passageiros merecem a tecnologia de ponta e os melhores recursos de segurança que esse modelo proporciona.” Cerca de 600 mil pessoas utilizam os amarelinhos diariamente.

O objetivo do novo táxi não é ser futurista. A intenção é dar comodidade e sensação de carro familiar. Mas ultramoderno ele é: os passageiros poderão conectar aplicativos de memória USB e terão à disposição tomada para recarregar aparelhos elétricos. Também poderão regular a temperatura interna do ambiente e utilizar um sistema de telefone para falar com o motorista. Ninguém sentirá mau cheiro no táxi, que conta com um neutralizador de odores, além de ar-condicionado e calefação. O revestimento dos assentos é feito com um tecido antimicrobiano. A segurança é outro destaque. Todos terão direito a airbags, seja passageiro do banco da frente, seja do de trás ou da fileira do meio, além do motorista, claro. “Estamos orgulhosos em introduzir uma nova era para a mobilidade urbana em Nova York”, declarou Carlos Ghosn, presidente da Nissan. Ghosn, aliás, é brasileiro.

A cidade conta atualmente com 16 modelos de táxi de nove marcas diferentes, somando um total de 13 mil veículos. Todos serão substituídos pelo NV200, que será vendido por aproximadamente US$ 29 mil. O contrato com a prefeitura tem duração de dez anos. Estima-se que o valor da negociação com a montadora tenha chegado a US$ 1 bilhão. Outro ponto positivo do projeto é que a Nissan também coloca em prática um programa-piloto com os proprietários de táxis da cidade para estudar a utilização de veículos elétricos. Serão fornecidos seis carros elétricos e três estações de carregamento para testes em Nova York.  

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