000_142390324.jpg

 

O candidato Rick Santorum anunciou nesta terça-feira (10) que se retirava da corrida republicana à Casa Branca, deixando o caminho livre para que Mitt Romney enfrente o presidente Barack Obama nas eleições de novembro. "Mesmo que esta campanha presidencial tenha chegado ao fim para mim, e suspendemos nossa campanha a partir de hoje, nós não abandonamos o combate", declarou Santorum nesta terça-feira, durante entrevista à imprensa em Gettysburg, seu reduto da Pensilvânia (nordeste), que realiza primárias no dia 24 de abril.

Logo depois da entrevista à imprensa, Mitt Romney divulgou um comunicado "cumprimentando" o ex-adversário de campanha. "Ele se revelou uma voz importante para o partido e o país", disse Romney. Rick Santorum deveria retomar nesta terça-feira o comício, após a pausa do feriado de Páscoa, marcado pela hospitalização de sua filha Bella, que sofre de uma anomalia cromossômica rara. Após um final de semana no hospital, a menina de 3 anos recebeu alta na manhã de segunda-feira.

Nesta terça-feira, durante entrevista à imprensa, Santorum disse que o estado de saúde de Bella melhorou. "É uma guerreira", afirmou. Mas, após ter se reunido com a família "na mesa da cozinha", o candidato decidiu se retirar da corrida. "Vamos continuar a brigar pelos americanos que se mobilizaram e nos deram apoio para realizar o que nenhum analista político previu", disse, lembrando sua vitória inesperada em Iowa, no dia 3 de janeiro, e sua ascensão na disputa pela Casa Branca, que surpreendeu inúmeros observadores.

Santorum estava, nesta terça-feira, em segundo lugar, longe do favorito Mitt Romney, na batalha republicana para designar um adversário do presidente democrata Barack Obama na eleição de 6 de novembro. O ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich vinha em terceiro lugar, na frente de Ron Paul.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Já Newt Gingrich informou que vai manter a candidatura, ao mesmo tempo em que pediu aos partidários de Santorum que se juntem a ele, num comunicado divulgado após o anúncio de Rick Santorum.

 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias