Edição nº2603 14/11 Ver edições anteriores

VEÍCULOS

Sinal verde de dinheiro

O ministro das Cidades, Marcio Fortes, e dirigentes da Anfavea definiram o novo acordo sobre o dispositivo antifurto obrigatório em veículos novos. O início do uso do bloqueador e do alarme a distância passou de agosto para fevereiro de 2010. O rastreador será opcional. Os testes iniciais começam em dois meses, nas frotas das montadoras.

GASOLINA
Era uma vez…

Está adiada para 2010, na melhor das hipóteses, a redução do preço da gasolina prometida pelo governo para o início do segundo semestre. Fatores como petróleo em alta, álcool em baixa e queda na arrecadação tributária induziram o recuo. Pesou, também, uma bobagem teórica: no Planalto especulouse que a medida poderia ser vista como manobra para antipatizar a CPI da Petrobras junto à opinião pública.

CPI
Aliás…

A Petrobras se municia por todos os lados para enfrentar a CPI que analisará suas entranhas. A estatal encomendou à Companhia de Notícias (CDN) um núcleo especial para atender os jornalistas. A guerra de informações está começando.

JUDICIÁRIO
Reta final

Sob a presidência da juíza brasileira Sylvia Steiner, o Tribunal Penal Internacional decidirá quais acusações pesarão sobre o presidente do Sudão, Omar al Bashir.

Além de crimes de guerra e contra a humanidade, a corte quer processá-lo por genocídio, ao mandar matar milhares de Zagawas, Masalitas e Furs, em 2003.

REFUGIADOS
Portas fechadas

Parou o reassentamento de refugiados no Brasil. Presidido pelo Ministério da Justiça, o Conare tomou a decisão em razão de problemas causados por 21 palestinos, em Brasília. Reassentado em 2003, o grupo pressiona para ser enviado à Europa. No Planalto há suspeitas de que o escritório da OLP aqui estaria dando gás ao movimento. Neste ano, nosso país recebeu 386 refugiados.

ONU
Troca de xerife

O novo chefe do Escritório da ONU sobre Crimes e Drogas no Brasil será o dinamarquês Paul Mathiasen. Já na segunda quinzena de junho ele substituirá o italiano Giovanni Quaglia, que, após sete anos no posto, está se aposentando.

TRANSGÊNICOS
Letra morta

Assinado pelo presidente Lula em 2003, o Decreto 4.680 que obriga a rotular alimentos transgênicos destinados ao consumo humano ou animal é uma dessas leis que não pegaram. O Ministério da Agricultura, por exemplo, no caso da soja, não fiscaliza toda a cadeia de produção por considerar o grão transgênico bem similar ao convencional.

Pirataria
Pela orelha

O novo Plano de Combate à Pirataria, lançado na quinta-feira 28, embutiu a criação de um conselho especial no Mercosul destinado a enfrentar o contrabando. O objetivo é claro: envolver o Paraguai no compromisso de legalizar o comércio em Ciudad del Leste. Nosso vizinho assinou acordo nesse sentido, em 2006, e jamais o ratificou no Congresso.

Ataque
A pique

A CPI da Pedofilia, presidida pelo senador Magno Malta, e a PF vão atacar duas novas frentes de abuso sexual contra crianças e adolescentes nos próximos dias. Um foco está em Santa Catarina, onde se descobriu um grupo com alto poder aquisitivo usando o MSN (programa de conversa pela internet) para a prática desse crime. Outro, em Laranjal do Jari (AP), tem até o prefeito entre os suspeitos. O barco do alcaide, um dos alvos das ações, se chama "Putanik".

Alcântara
Tempo de mudança

Lula perdeu a paciência com a demora nas obras de construção do novo Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Quer o problema resolvido em 90 dias. "É preciso dar uma demonstração de prestígio ao programa espacial brasileiro", sentenciou.

Igreja Católica
Pecado capital

Responsável pelas finanças da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o padre Abílio da Nova terá voo curto no cargo. A cúpula da Igreja Católica, inclusive o novo arcebispo na cidade, dom Orani João Tempesta, deplorou a forma como o religioso denunciou seu antecessor (padre Edvino), acusando-o em público de torrar em mordomias parte dos R$ 5,1 milhões recebidos da Prefeitura do Rio de Janeiro, por conta de uma ação judicial.

Nuclear
Olho nelas!

O Ministério do Meio Ambiente criará um sistema externo de monitoramento de Angra. A tarefa sempre foi exclusiva da Eletronuclear, estatal que demorou 11 dias para divulgar o vazamento radioativo ocorrido neste mês no complexo. Portaria do ministro Carlos Minc exigirá a contratação de órgão independente para leitura dos censores de radiação, com divulgação dos dados em tempo real.

PAC
Coisas do coração

Não é só o bagre e a perereca que atrasam o PAC. Lula soube que uma obra para evitar enchentes do córrego Cadaval, em Carapicuíba (SP), parou. Motivo: a indenização a um homem cujo terreno seria desocupado foi reivindicada por duas mulheres, uma amante do sujeito. O caso vai parar na Justiça.

Brasil
Em cartaz

Duas produções brasileiras estão entre as 18 finalistas do primeiro concurso promovido pelo Departamento de Estado dos EUA para premiar vídeos sobre a democracia. "Porque Democracia" e "Somos Todos Partes do Mesmo Corpo", dos cariocas Márcio Belão e Ana Carolina Israel, disputaram a primeira fase com 900 concorrentes, de 95 países.

Gripe suína
Mudança de rumo

O Brasil, que tem nove toneladas de Tamiflu, comprará mais lotes do antiviral, usado no tratamento da gripe suína. As negociações com a Roche, para redução no preço, podem mudar de direção, a partir da próxima semana.

Como a Organização Mundial da Saúde avalizou o genérico do Tamiflu, o governo tentará abastecer os depósitos do Ministério da Saúde com o produto do laboratório indiano Cipla.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2019 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.