Foi-se o tempo em que eles eram vistos como pessoas desocupadas. Os idosos brasileiros formam hoje um grupo de 15 milhões de consumidores (14% da população adulta), que deve chegar a 30 milhões até 2020. O poder de compra de pessoas com mais de 60 anos alcança R$ 2,4 bilhões ao ano. “Não podemos mais imaginar a terceira idade como um grupo de pessoas que fica em casa assistindo à televisão”, ressalta Cláudio Silveira, diretor da Quorum Brasil, consultoria que publicou recentemente estudo sobre hábitos de consumo dessa população.

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Segundo a pesquisa, 70% do orçamento dessas pessoas é gasto com saúde, conforto e alimentação. Pensando nesse segmento, muitas empresas têm oferecido produtos e serviços específicos. “O setor de turismo já se adaptou à nova demanda. Em 2001, 700 mil idosos viajaram pelo programa Viaja Melhor Terceira Idade”, exemplifica Silveira. Entretanto, nessa fase da vida é importante não descuidar das finanças. “Aposentados devem ser mais conservadores”, aconselha o educador financeiro Mauro Calil. “Ao menos três anos de suas economias devem estar em renda fixa para ser usados em caso de emergência.” Confira como aproveitar as vantagens do mercado oferecidas à terceira idade:

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