Contratar um serviço de tevê, a cabo ou por satélite, é um hábito cada vez mais comum no Brasil. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apenas em fevereiro 256 mil brasileiros passaram a assinar esse tipo de serviço – no total, 13,3 milhões de domicílios já contam com a tevê por assinatura no País. “O bom desempenho do setor está baseado no aumento do poder aquisitivo da classe C e no avanço da tecnologia, que tem possibilitado as transmissões em alta definição”, afirma Alexandre Annenberg, presidente-executivo da Associação Brasileira de TV por assinatura (ABTA). Ao mesmo tempo em que o serviço se expande, as reclamações contra as operadoras se tornam mais frequentes. “Entre as queixas mais comuns estão cobranças indevidas, longa espera no atendimento telefônico, dificuldade para o cancelamento, além de problemas técnicos como o desaparecimento de canais”, afirma Maria Inês Dolci, coordenadora do Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). A seguir, saiba como escolher o serviço ideal e os cuidados que você deve tomar antes de assinar o contrato.

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