chamada.jpg
TECNOLOGIA
Transmissão seria feita por computadores (abaixo) instalados em aviões não tripulados

img.jpg

Depois de esconder seus servidores em cavernas da Suécia, os criadores do site de compartilhamento de arquivos Pirate Bay querem levar a segurança de seu serviço a outro nível. Mais precisamente, para as nuvens. De acordo com comunicado divulgado pela entidade, o plano agora é colocar os servidores em pequenos aviões não-tripulados, conhecidos em inglês como drones. A ideia é mudar o cérebro do compartilhamento de arquivos para pequenos computadores e inseri-los nas aeronaves.

Dessa forma, o serviço de downloads procura evitar que a página seja tirada do ar caso a localização dos seus servidores seja descoberta pela polícia, assim como aconteceu com o já extinto Megaupload. Com a nova estratégia, o coração do sistema não poderia ser destruído porque estaria a vários quilômetros de altitude. A única alternativa seria usar outras aeronaves para abater os drones, o que os donos do Pirate Bay classificaram como “um verdadeiro ato de guerra”. O site ainda não revelou que modelo de aeronave será usado ou quando o sistema ficará pronto. “É apenas uma primeira tentativa, mas não podemos mais nos limitar a hospedar apenas em terra”, afirma o comunicado oficial.

O plano é audacioso. Mas o diretor da empresa especializada em drones Xmobot, Giovani Amianti, não acredita que os capitães do Pirate Bay terão sucesso. “Não sei se eles têm consciência do que estão propondo. Em primeiro lugar, esses equipamentos custariam dezenas de milhões de dólares. Em segundo lugar, mesmo com rádios de longa frequência, eles não conseguiriam transmitir a informação de maneira estável a distâncias tão grandes. É impossível conseguir isso de uma base que está em movimento”, aponta Amianti.

Porém, para os piratas, nem o céu é o limite. “Haverá um tempo em que iremos hospedar os arquivos em todas as partes do espaço, sendo fiéis ao nosso slogan de sistema mais resistente da galáxia”, finaliza o texto publicado no site. 

img1.jpg