Assista ao vídeo e conheça produtos verdes de altíssimo padrão:

2012_03_30_ED3_IS TOE_LUXO_SUSTENTAVEL_255.jpg

chamada.jpg
SÍMBOLO MÁXIMO
O primeiro Rolls-Royce elétrico é
exibido nas ruas de Paris

Embora a ideia de luxo sustentável pareça uma contradição em termos, um mercado cada vez maior tenta abarcar a demanda por produtos de alto padrão que respeitem o meio ambiente. Estudiosos do assunto acreditam que o público de grande poder aquisitivo é o primeiro a adotar bens de consumo que sigam critérios de sustentabilidade, mesmo pagando mais caro por isso.

O segmento conquistou tanta importância que ganhou um evento só para ele, o “1.618 Sustainable Luxury”, que ocorre de 29 de março a 2 de abril, na Cidade da Moda, em Paris. A feira promete aproximar o universo do altíssimo padrão à consciência ambiental como nunca se viu antes, apresentando produtos e conceitos que vão do estilo de vida aos meios de transporte típicos dos endinheirados – ou de peças de roupa e mobiliário a iates e carros movidos a combustíveis alternativos. “O evento alcança consumidores exigentes, com alto poder de compra, ávidos por produtos honestos, mas cujas opções estão faltando no mercado”, define o comunicado dos organizadores.

img1.jpg
NO MAR
Projetos de iates elétricos, como o da
esquerda, são destaque no evento em Paris

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Não é de hoje que grandes marcas estão atentas a essa demanda. A britânica Rolls-Royce, uma das maiores fabricantes de automóveis de luxo do planeta, mostrou seu primeiro modelo elétrico no último Salão de Genebra. Na ocasião, o especialista em carros das revistas “Wired” e “Automobile”, Ben Oliver, definiu a razão da existência de um carro com esses atributos, que deverá custar em torno de US$ 3 milhões. “A marca sabe que deve se adaptar aos novos tempos para sobreviver. Seus clientes podem não se preocupar com coisas como economia de combustível ou emissão de carbono, mas legisladores nos dois lados do Atlântico, com certeza, sim.” A Lexus, segmento de luxo da Toyota, também já apresentou seu modelo movido a bateria de íons de lítio.

img.jpg
EM CASA
A exposição “1.618 Sustainable Luxury”, em
Paris, mostra objetos de desejo sustentáveis

Mas por que só carro, quando se pode ser sustentável mesmo comprando um iate? Esse é o discurso dos italianos da Ferretti, que comercializam, por algo em torno de US$ 4 milhões, o modelo Mochi Craft Long Range 23, com três andares e 75 pés (23 metros) de extensão. O barco tem um sistema de propulsão que combina óleo diesel e baterias elétricas. Usando apenas combustível, emite dez quilos de dióxido de carbono por milha náutica (1,85 km); com a ajuda das baterias, apenas meio quilo de CO2 é lançado na atmosfera para a mesma distância.

Roupas, joias, acessórios, cosméticos e móveis de alto padrão são outros itens que entraram na onda do respeito ao meio ambiente. A estilista britânica Stella McCartney (filha do ex-beatle Paul McCartney), por exemplo, é internacionalmente reconhecida por não usar couro nem pele de animais em suas roupas. É chique ser verde.

img2.jpg

 

 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias