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Um dos cartões-postais do mundo, a Times Square, em Nova York, está passando por uma mudança radical: os carros serão banidos da via até dezembro. O mesmo aconteceu na Herald Square e nos quarteirões entre as ruas 33 e 35 e 42 e 47, na Broadway. O objetivo é reduzir o tráfego de veículos em 30% até 2013. O prefeito da cidade, Michael Bloomberg, já está em campanha na tevê para as eleições de 2010 e o maior trunfo para uma eventual reeleição é o projeto de tornar a Big Apple ecologicamente correta.

Com fluxo de 50 mil carros e 360 mil pessoas a pé ou de bicicleta por dia, a Times Square segue o exemplo de outras "ilhas de pedestres", como o Meatpacking District, bairro revitalizado onde há intensa badalação noturna. Para dar mais espaço aos moradores, a prefeitura também está criando praças onde antes havia ruas subutilizadas. Nos 59 conselhos comunitários da cidade, já há 31 projetos.

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Mudança
Times Square sem carros até dezembro: uma das ações do prefeito Bloomberg

As iniciativas são parte de um plano de metas ambicioso, o PlaNYC 30, que se propõe a reduzir em 30% as emissões de gases do efeito estufa. Para torná-lo viável, a cidade vai investir pesado em transporte público. Um acordo com o governador David Patterson dará acesso ao pacote de estímulo à economia, liberando US$ 424 milhões até 2014 para ampliação do metrô. O resultado esperado são sete novas estações e mais uma linha.

Nova York segue uma tendência mundial. Restrições ao carro têm sido adotadas em cidades como Londres (Inglaterra), que aderiu ao pedágio urbano, ou Bogotá (Colômbia), cujo rodízio atinge 40% da frota. Marcela da Silva Costa, especialista em mobilidade urbana, acredita que essas medidas só funcionam quando há alternativas. "Elas precisam de contrapartida, como transporte coletivo de qualidade", afirma. Em Nova York, a secretária municipal de Transportes, Janette Sadik-Khan, é adepta da bicicleta e está tornando a estrutura viária mais amigável para os ciclistas. "Pedalar é o novo golfe", costuma repetir. Se o plano nova-iorquino der certo, ternos sobre bikes devem dominar a paisagem da mais cosmopolita das cidades.