Brasil

Humorista Chico Anysio morre aos 80 anos

Humorista estava internado desde o fim de dezembro, após infecção no aparelho digestivo

Humorista Chico Anysio morre aos 80 anos

chico-1136.jpg

Veja também

+ Estudo de DNA revela novos segredos dos Manuscritos do Mar Morto
+ Aves mudam comportamento durante quarentena na Nova Zelândia
+ SUV cupê? Conheça a verdadeira “origem” do VW Nivus e outros modelos
+ Veja como é a esteira de R$ 44 mil que o governo pretende comprar
+ Assista: dois grandes tubarões rondam surfistas e piloto de drone evacua line up
+ VW Nivus: confira a galeria completa de fotos
+ Cadillac Escalade ESV de Tom Brady está à venda

 

 

Morreu na tarde desta sexta-feira (23) o humorista Chico Anysio, aos 80 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. De acordo com a TV Globo, o humorista chegou a sofrer duas paradas cardíacas e foi reanimado, mas acabou não resistindo.

Chico Anysio foi internado no dia 22 de dezembro, após uma infecção no aparelho digestivo e, posteriormente, diagnosticado com pneumonia. O humorista passou por uma sessão de hemodiálise na noite de quarta-feira (21) e, na tarde desta quinta, foi realizada uma punção torácica esquerda com drenagem de grande quantidade de sangue. Chico estava recebendo altas doses de medicação para controlar a pressão arterial, além de requerer o uso de ventilação artificial.

Em agosto de 2010, ele foi internado no mesmo hospital para a retirada de uma parte do intestino grosso, após apresentar um quadro de hemorragia digestiva. Depois da cirurgia ele foi diagnosticado com pneumonia.

No dia 2 de dezembro, ele foi submetido a uma angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias e, desde então, apresentou novos quadros de falta de ar. Em fevereiro deste ano, Chico Anysio apresentou um novo quadro de infecção pulmonar e voltou a fazer uso de antibióticos.

Ex-mulheres

 

Chico Anysoi foi casado seis vezes. Algumas de suas ex-companheiras se manifestaram sobre sua morte. Pelo Twitter, a última mulher do comediante, Malga Di Paula, falou sobre a última noite de Chico Anysio. "Hoje foi um dia muito difícil para o Chico e pra todos nós, mas ele continua bravamente agarrado à vida. Saí agora há pouco do hospital, ele está dormindo e muito bem cuidado pela brilhante equipe de profissionais do Hospital Samaritano", disse.

Alcione Mazzeo, ex-mulher de Chico Anysio e mãe de Bruno Mazzeo, lamentou a morte do humorista por meio de seu Facebook. "Chico, descanse em paz!! Obrigada por tudo o que proporcionou a quem teve a sorte de conviver e de trabalhar com vc e a todos que levou alegria com seu imensurável talento! A você, meu amor eterno!"

A ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, que também foi casada com o humorista chegará à cidade neste sábado (24), com os filhos do casal, Rodrigo e Vitória.

Velório 

 

Segundo informações divulgadas na porta do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, pelo advogado da família da Chico Anysio, Paulo Sérgio Pimpa, o humorista será velado neste sábado (24), no Teatro Municipal. A cerimônia terá início às 8h da manhã para amigos e familiares e será aberta ao público a partir das 12h.

Pimpa também falou que o corpo de Chico será cremado no domingo (25) no Memorial do Carmo, conhecido popularmente como Caju.

Luto no Rio 

Em nota emitida nesta sexta-feira (23), o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral lamentou a morte do humorista Chico Anysio e decretou luto oficial de três dias pelo falecimento.

"Chico soube fazer com maestria e leveza a transição do rádio para a televisão. Divertiu e semeou para sempre este encanto a todos os brasileiros com os seus mais de 200 personagens", afirma a nota. 

Biografia

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu em 12 de abril de 1931 na cidade cearense de Maranguape. Construiu a carreira no Rio de Janeiro, para onde se mudou aos seis anos de idade.

Chico Anysio começou na Rádio Guanabara, como ator em rádio novelas de diversas emissoras. Seu talento para criar personagens o levou ao cargo de roteirista da extinta Atlântida Cinematográfica.

Estreou na TV Rio em 1957, com o Noite de Gala. Em 1959, estreou o programa Só tem Tantã, rebatizado meses depois de Chico Anysio Show.

Em 1968, ele foi para a Rede Globo, onde ficou nacionalmente conhecido, por programas como Chico City,Chico Total, Escolinha do Professor Raimundo e, mais recentemente, Zorra Total.

Chico Anysio ficou famoso pela criação de mais de 70 personagens, alguns inesquecíveis para o grande público como Alberto Roberto, o Professor Raimundo, Bento Carneiro, Bozó, Justo Veríssimo, Painho, Véio Zuza, Zé Tamborim, entre tantos outros.

Ele também se destacou como autor de romances, contos e peças de teatro, além de ser pintor de quadros, principalmente nos últimos anos de vida. Nos anos 2000, Chico fez participações em novelas globais, comoCaminho das Índias, Pé na Jaca e Sinhá Moça.

Chico era casado com a empresária Malga Di Paula e pai de oito filhos: Lug de Paula, Nizo Neto, Ricardo, André Lucas, Cícero, Bruno Mazzeo, Rodrigo e Vitória, de cinco relacionamentos diferentes.

Em homenagem aos 60 anos de sua carreira, Ziraldo reuniu vários cartunistas e criou um livro chamado É Mentira, Chico?, com caricaturas dos personagens do humorista, além de um DVD, com especiais dos programas de Chico.

Em 2009, ele foi tema da escola de samba Unidos do Anil, do Rio de Janeiro, desfilando com o enredo Chico Total! Sou Anil e Faço Carnaval. Uma das últimas aparições do humorista na TV foi no especial Guerra e Paz, vivendo um padre. Em 2009, atuou no filme Se Eu Fosse Você 2 e dublou o protagonista da animação UP.