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A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está monitorando as operações da companhia aérea TAM nesta sexta-feira por causa dos atrasos registrados nos embarques, nos principais aeroportos do País. Em nota, a Anac informa que poderá determinar a suspensão da venda de passagens para evitar mais transtornos aos passageiros.

A agência convocou a direção da empresa para prestar esclarecimentos sobre o problema na próxima segunda-feira (5). A Anac vai instaurar processo administrativo, que poderá culminar com a aplicação de penalidades.

A assessoria de imprensa da TAM informou que o problema no sistema de check-in, que provocou os atrasos, foi solucionado por volta das 11h30. O preenchimento dos cartões de embarque e etiquetas de bagagens passou a ser feito de forma manual a partir das 6h.

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), até as 12h foram registrados 114 atrasos de voos em todo o País, 96 da TAM, que teve também 16 voos cancelados.

Por conta de uma pane no link de conexão da SITA, empresa de tecnologia que presta serviços para a companhia, com o sistema de check-in da TAM, a impressão dos cartões de embarque e das etiquetas das bagagens está sendo feita manualmente.

Por conta da operação manual, as filas nos aeroportos de maior movimento estão com tempo de espera de mais de uma hora, como é o caso no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, segundo informações da Rádio CBN. Em nota, a TAM afirma estar prestando toda a assistência aos clientes e lamenta os inconvenientes causados pela situação.

Em Congonhas, duas partidas programadas da TAM, uma para Salvador e outra para o Rio de Janeiro, no período entre 9h e 10 horas, registravam atrasos de mais de meia hora, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Já no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, as decolagens estavam com horários confirmados.

Abaixo, a íntegra da nota:

"A TAM informa que, devido a um problema ocorrido nesta manhã no link de conexão da SITA, com o sistema de check-in da companhia, a impressão dos cartões de embarque e das etiquetas das bagagens no momento estão sendo feitas manualmente. O preenchimento manual está causando filas nas posições de atendimento em parte dos aeroportos. A TAM está prestando toda a assistência aos clientes e lamenta os inconvenientes causados pela situação."