i120191.jpg

PASSADO Torres, venerado contra sua vontade

Quando tinha apenas 14 meses, o espanhol Osel Hita Torres foi reconhecido pelo Dalai Lama como a reencarnação de um líder espiritual do budismo tibetano. Com o aval de seus pais, ele viveu recluso dos seis aos 18 anos em um monastério no sul da Índia. Foi venerado como um deus e chamado de Lama Tenzin Osel Rimpoché, mas lembra-se do período com amargura.

"Eles me vestiram um gorro amarelo, me sentaram em um trono e me enfiaram em uma situação medieval que me fazia sofrer muitíssimo", conta. "Era como viver uma grande mentira." Assim que completou a maioridade, Torres abandonou o monastério. Depois de viver seis anos no anonimato, foi localizado na semana passada pelo jornal El Mundo, em Madri, na Espanha.

Usando bermudas camufladas e uma camiseta surrada, ele falou sobre sua trajetória, mas se não se deixou fotografar, para não ser reconhecido nas ruas. Segundo ele, muitas pessoas deixam de vê-lo como humano quando ficam sabendo de seu passado. E, com aparência mais similar à do guitarrista Jimmi Hendrix do que à de um monge, Torres quer mesmo é virar cineasta. Atualmente, faz uma especialização no gênero documentário.

i120192.jpg

RECLUSÃO O espanhol com o Dalai Lama, de quem se afastou

O curioso é que, ainda garoto, chegou a conviver com o ator Richard Gere, que esteve no monastério para receber lições do Dalai Lama. Nas lembranças de Torres, Gere era "um tio fenomenal", mas à época, não sabia avaliar seu desempenho como ator. No centro budista, habitado por cinco mil monges, não entravam televisão, telefone, computador. Mulheres nem pensar. Fora do monastério, teve dificuldades de adaptação.

"O que mais me surpreendeu foi que as pessoas se beijavam na rua", diz Torres. Em 2013, ele poderá fazer outras comparações, pois, quando saiu, prometeu retornar uma década depois. "Quero voltar porque preciso enfrentar o meu passado e aceitá-lo." Para o budismo tibetano, seu afastamento é passageiro. Tanto que ele é considerado o líder espiritual de uma organização fundada pelo Lama Yeshe, de quem Torres seria a reencarnação.