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NANICO Ratan Tata apresenta sua criação em Nova Délhi

O que é um carro popular? No Brasil, o mais barato é o Mille Fire com duas portas, da Fiat. Sai pela bagatela de R$ 22,9 mil em sua versão pé-de-boi, ou seja, sem nenhum acessório. Na Índia, a fabricante Tata Motors lançou na quinta- feira 10 o Tata Nano, o Carro do Povo – qualquer semelhança com o nome volkswagen (carro popular, em alemão) não é mera coincidência. O novo carro dos indianos custa bem mais barato que um popular usado no Brasil: o equivalente a R$ 4,4 mil (US$ 2,5 mil). Por mais que o motor de 623 cilindradas e 35 cavalos seja o equivalente ao de um cortador de grama e não haja nenhum acessório, ele tem tudo para conquistar o consumidor indiano. Será produzido até o final do ano para consumo interno.

O empresário Ratan N. Tata, o lançador da novidade, concebeu o carrinho ao observar famílias inteiras andando de moto. Na mesma moto. “O pai dirige o Scooter, o filho pequeno senta-se na frente e a esposa vai na garupa com o bebê no colo. Isso me fez pensar se seria possível conceber um carro seguro, barato e para qualquer tipo de clima para essa família”, afirmou Tata. Ele conseguiu. Com base numa incrível redução de custos e de conforto, os engenheiros da montadora produziram uma máquina barata o suficiente para ser chamada de popular. Os ambientalistas criticaram a invenção, dizendo que será uma arma da poluição na guerra contra o aquecimento global. Tata diz que o Nano está dentro dos padrões de emissões da regulamentação ambiental. Da Índia, claro. A conferir.