1. RARO Seis exemplares da Armani foram encomendados no Brasil. Preço: R$ 7.700

2. CHIQUE A Chanel vem com banco e bolsa de couro. Preço: R$ 21.000

3. ESPORTIVA A Puma também investiu em tecnologia. Preço: R$ 3.900

Foi-se o tempo em que as bicicletas eram apenas um meio de transporte ou um mero equipamento esportivo. Elas foram reinventadas como artigos de luxo pelas grandes grifes como Chanel, Emporio Armani, Puma, Paul Smith e Donna Karan. As bikes estilosas fazem parte do cotidiano de celebridades como Tom Cruise e Jennifer Aniston, que exibem nas ruas de Beverly Hills, na Califórnia, uma Chanel de US$ 12,4 mil (em média, R$ 21 mil) e alguns modelos já estão à venda no Brasil.

A Chanel, que já investiu no segmento esportivo com pranchas de surfe sofisticadas, apresenta uma bicicleta leve de 16,5 quilos, com tecnologia que oferece ao usuário a sensação de estar flutuando sobre rodas. Ela vem com banco de couro preto acolchoado em matelassê, bolsa trançada de couro, tela de proteção com pedras preciosas entre as correntes, oito marchas, suspensão com amortecedores, mola embaixo do banco e, claro, a disputada logomarca do duplo C. Só é vendida, sob encomenda, nos Estados Unidos e Europa.

A Puma, além do design, também investiu na tecnologia e lançou uma bicicleta que pode ser dobrada ao meio, com pneus maiores, oito marchas, velocidade de 320 rpm, um eixo interno de roda com uma única corrente, adaptação para diversos tipos de bateria e mecanismo de trava anti-roubo. O modelo Puma Glow Rider ainda brilha à noite. No escuro, a bike marfim fica verde e a laranja, dourada. A bicicleta foi desenhada pelo designer japonês Mihara na coleção Urban Mobility (Mobilidade Urbana), que lançou produtos voltados para o dia-a-dia das grandes metrópoles, custa R$ 3,9 mil e está à venda na loja da Puma na capital paulista.

A bicicleta da Armani, criada em parceria com a consagrada marca italiana Bianchi – uma das líderes mundiais –, é oferecida em três tamanhos, com guidão reto, suportes revestidos de jacar para MP3 e garrafas de água. Canos inclinados oferecem mais estabilidade e dinâmica, e ela tem sistema de freios adaptados para competições, câmbio especial e largura ajustável. Todas as bicicletas são pretas e cada item ainda leva a logomarca da grife. As seis bicicletas da Emporio Armani reservadas para comercialização no Brasil já foram vendidas, e uma delas foi adquirida pelo ator Reynaldo Gianecchini. O produto custa R$ 7,7 mil e é entregue em três meses. Pedalar com grife não é para qualquer um.