O universo das academias é marcado por inovações. Para atrair clientes e conservar os que já estão suando a camisa, elas sempre buscam novidades, mesmo que seja para tornar mais sedutoras as opções oferecidas. É o que ocorre com o pilates, modalidade que faz a cabeça de famosos como Madonna, Julia Roberts e Brad Pitt. Criada pelo enfermeiro alemão Joseph Pilates (1880-1967), a técnica reúne exercícios de ioga, respiração, equilíbrio e postura, a maior parte deles realizada em nove aparelhos especiais. Em alguns, o aluno fica pendurado pelos pés, de cabeça para baixo.

Os exercícios são feitos lentamente e exigem concentração para que o praticante sincronize a respiração com os movimentos e identifique os músculos trabalhados. Ao contrário da ginástica localizada, por exemplo, que preconiza a repetição mecânica de séries de exercícios, no pilates realizam-se poucos mas precisos movimentos. É a essa maneira de estimular o corpo que se credita o sucesso do método. Os adeptos relatam uma significativa melhora no enrijecimento muscular, na flexibilidade e na postura.

A aula dura cerca de uma hora, mas agora está disponível uma versão que permite a prática em 30 minutos. Isso se deve a um aparelho do tipo três em um, pequeno e portátil. É o Peak Pilates, no qual podem ser realizados exercícios que deveriam ser feitos em equipamentos diferentes. “Os alunos não perdem tempo trocando de aparelho e fazem aulas mais curtas”, diz Érika Rodrigues, do Ipanema Sport Club, no Rio de Janeiro. Dessa maneira, dá para reduzir o tempo da aula à metade. Além disso, cada praticante pode ter o seu, o que possibilita o aumento do número de alunos. “Imagine ter numa sala oito ou dez pessoas fazendo pilates sob orientação de um professor. Isso otimiza o tempo de todos”, diz Renata Riechelmann, gerente da Life Fitness, que distribui o aparelho no País. Na visão da empresa, a moda vai pegar por aqui. Nos EUA, pelo menos, está em alta.