Justiça
A indústria ataca

BOE-01-IE.jpg

A proposta enviada ao Congresso no fim de 2011, pelo presidente do TST, João Dalazen (foto), que agiliza a execução de ações trabalhistas, já está sob bombardeio. Os disparos partiram da CNI, cuja força política na Câmara dos Deputados e no Senado é grande. O ministro não se sentiu intimidado. Diz que, quando apenas três em cada dez processos que transitam em julgado são executados, está claro que algo grave emperra a Justiça do Trabalho.

Medicina I
PIB na barriga

Um estudo inédito no Brasil acaba de estabelecer a correlação entre o sucesso da economia  e o ato de engordar das pessoas. Durante 25 anos (1980 a 2005), o peso e a estatura de alistados no Exército para o Serviço Militar Obrigatório foram confrontados com os dados macroeconômicos do IBGE. No período em que o País teve dois pacotes econômicos (que elevaram o poder de compra da população), os recrutas engordaram 1kg, em média, considerando os Índices de Massa Corporal (IMC).

Medicina II
Alô, Mantega!

A pesquisa a cima serviu de base para a tese de doutorado do major do Exército César Marra, na Uerj.
Ele é a favor de mais impostos sobre produtos não saudáveis, como refrigerantes, e menos na fabricação de bons alimentos, como iogurtes. “O País não precisa viver em crise econômica para ter a população saudável. Basta mudar o foco da política fiscal”, disse o oficial.

Greve na PM
Outro rumo

A Associação de Hotéis de Porto de Galinhas, em Pernambuco, que soma 13 mil leitos distribuídos por 200 pousadas e 13 resorts, de três a cinco estrelas, tinha 89% de ocupação garantida para o Carnaval, na quinta-feira 9.
Os 8% a mais de visitantes em relação ao ano passado reflete em parte cancelamentos de viagens para Salvador, onde a PM baiana faz greve.

Saúde
Quebra tudo

BOE-05-IE.jpg

A Confederação das Santas Casas de Misericórdia pedirá ao ministro Alexandre Padilha uma regra de transição na lei que rege a certificação de filantropia. É que processos que ficaram parados por anos no governo vêm sendo analisados na ótica de uma lei velha, que não considera os atendimentos ambulatoriais aos pacientes do SUS. O critério tirará de muitas Santas Casas o status de filantrópicas, obrigará o pagamento de milhões de reais em tributos à Receita Federal e tornará pior a situação dos pobres do Sistema Único de Saúde.

Internacional
Parceria

Com áreas em seu território dominadas por cartéis de bandidos, o México busca ajuda externa. O presidente Felipe Calderón convidou os procuradores-gerais da República das Américas para uma reunião nos dias 1º e 2 de março, na capital mexicana. Quer ações coordenadas contra quadrilhas que há tempos têm conexões em diversos países.

São Paulo
Troca incômoda

BOE-03-IE.jpg

Já desgastada, a imagem do prefeito Gilberto Kassab (PSD) pode piorar – pelo menos se depender dos habitantes da zona sul paulistana. Há poucos meses, ele permutou com construtoras um terreno de 2.000 m², no elegante bairro do Itaim, em troca da abertura de 200 creches em bairros da periferia. Os moradores se sentiram prejudicados e unidos agora lutam pelo tombamento histórico da área ofertada aos empresários amigos.

Cultura
Sem barreiras

BOE-06-IE.jpg

Proteger a radiodifusão diante das novas tecnologias será o tema de uma reunião que acontece na quarta-feira 15, em Brasília. Representantes de várias entidades e especialistas começarão a amarrar as teses que a ministra Ana de Holanda defenderá no encontro a ser promovido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, em julho, em Genebra. O Brasil lutará por um tratado que garanta o sinal de rádios e tevês, independentemente do conteúdo.

Haitianos
Sem humanidade

BOE-02-IE.jpg

Entidades de defesa de direitos humanos e ONGs que apoiam os cerca de cinco mil haitianos chegados ao Brasil, nos últimos dois anos, criticam duramente a atitude de algumas Secretarias de Saúde de municípios do Acre e do Amazonas. Elas vêm submetendo esses imigrantes a exames de Aids e de outras doenças sem preocupação em oferecer tratamento médico aos que tiverem resultado positivo. O ato contraria acordos internacionais assinados pelo Brasil e pode ser usado para discriminar os pobres haitianos.

Meio Ambiente
Extrema cautela

Na segunda-feira 13, um arquiteto indígena e um pajé visitarão o Autódromo de Jacarepaguá, na zona oeste carioca. O primeiro fará o desenho das ocas do parque temático Kari-Oca, que receberá 1.200 representantes de etnias de todo o mundo, em junho, durante a Conferência Rio+20. O segundo tomará o pulso espiritual da terra na região.

STJ
Batido o martelo

Um caso de importação paralela teve fim no STJ, após briga judicial de oito anos.
A multinacional Konica Minolta derrotou a Ativa Indústria, Comércio e Importação.
A brasileira trazia copiadoras usadas do Exterior e as vendia aqui, depois de recuperá-las. Mas não tinha aval da japonesa. O valor da indenização, segundo o Escritório Castro Barros, será fixado na liquidação da sentença.

Internacional
Silêncio total

Não passa despercebido em Brasília o sumiço do “chanceler” Marco Aurélio Garcia. Na gestão Lula, ele opinava sobre tudo na área internacional. Agora, no governo de Dilma Rousseff, não fez um pronunciamento sequer sobre as ameaças do Irã ao Ocidente, a matança na Síria e a Primavera Árabe.

Agricultura
Mugido pirata

Surgiu algo novo na lista de produtos contrabandeados do Paraguai para o Brasil: bois.
Como o preço da arroba do produto no país vizinho despencou após o surto de febre aftosa detectado lá em dezembro, muito gado cruzou a fronteira sem documentação. O governo brasileiro iniciou esta semana inspeção em dezenas de fazendas na área de fronteira.

Bancos
Goela larga

Quem tem cartão Ourocard está perplexo com a decisão do Banco do Brasil de, a partir da quinta-feira 16, cobrar juros e IOF referentes ao período compreendido entre o pagamento da conta pelo banco (data constante nas faturas, título ou qualquer boleto com código de barra) e a efetiva quitação da dívida pelo correntista. O BB diz que a isenção era promoção. Para muitos correntistas, a mordida é bitributação.

Presídios federais
Troca de uniforme

BOE-04-IE.jpg

O ministro José Eduardo Cardozo afirma que os PMs rebelados na Bahia poderão ir para um dos quatro presídios federais.
O governador Sérgio Cabral foi quem mais pediu, até aqui, abrigo para marginais nas unidades de Catanduvas/PR, Mossoró/RN, Porto Velho/RO e Campo Grande/MS. Nelas, os bandidos não conseguem contatos com as quadrilhas que lideram, são muito monitorados e o banho de sol é feito em pequenos grupos. Regime duro, mas justo.