chamada.jpg
REAÇÃO
Novo Windows para celulares promete avanços no uso do telefone como carteira virtual
 

Dentre as muitas lições deixadas por Steve Jobs, fundador da Apple e maior visionário digital do século XXI, destaca-se a capacidade de transformar clientes em seguidores quase religiosos. Donos de iPhones são potenciais compradores de iPads, por exemplo, porque sabem que vão encontrar o mesmo padrão de qualidade. Líder absoluta nos sistemas operacionais para computadores – o Windows detém 92% do mercado mundial –, a Microsoft deve repetir a receita de seu concorrente para tentar virar o jogo em um campo no qual perde de lavada para o Android, do Google, e a Apple: os smartphones (leia quadro). Um vídeo de comunicação interna que vazou na internet na semana passada dá detalhes importantes sobre o novo Windows Phone 8, sistema operacional para celulares que deve chegar ao mercado em meados deste ano, juntamente com a nova versão do Windows para computadores de mesa e laptops.

Em parceria com a Nokia, a empresa de Bill Gates promete entregar uma plataforma capaz de integrar smartphones, tablets, o videogame Xbox e computadores quase que completamente. Trocando em miúdos, o consumidor terá à disposição máquinas que “conversam” entre si de forma ilimitada. Além disso, empresas que criam aplicativos de todos os tipos poderão produzir versões unificadas de seus produtos, reduzindo custos. Quem sai ganhando é o consumidor. “A Microsoft está obcecada pelos detalhes da experiência do usuário”, disse a blogueira Kelly Sommer, especialista em Windows, ao site da revista americana “Wired”.

Outra novidade do Windows Phone 8 que deixou o mundo tech animado é o avanço significativo no uso do celular como forma de pagamento. De acordo com o vídeo divulgado na web, os smartphones com o novo sistema operacional deverão vir de fábrica com a funcionalidade, que ainda engatinha na concorrência. Ao fazer a compra de qualquer produto, o usuário só terá de apontar seu telefone para um código especial para que o valor seja debitado em sua conta-corrente ou cartão de crédito. Resta saber se o iPhone 5 (prometido para breve) ou novas versões do Android conseguirão antecipar as boas-novas. A corrida pega fogo.

img.jpg

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias