O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas intensas em 19 estados do país. Segundo a entidade, a previsão é de precipitações de até 50 milímetros por dia e ventos de até 60 km/hora até sábado, 18.
+O que dizem os especialistas sobre o muro que ‘confina’ a Cracolândia?
Norte
Na região, o alerta vale para áreas de Rondônia, Tocantins e do nordeste do Pará, com risco de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Nordeste
O maior risco de chuvas intensas está sobre a parte norte, que inclui Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Nesses estados, estão previstas pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Nas demais áreas da região, há possibilidade de chuvas localizadas.
Centro-oeste
Chuvas com trovoadas isoladas devem alcançar toda a região, especialmente o Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso. Em Mato Grosso do Sul, deve ocorrer pancadas de chuva isoladas.
Sudeste
As chuvas devem atingir todo o estado de São Paulo, o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, com volumes aproximados de até 60 milímetros em 24 horas.
Sul
Além das chuvas intensas, há previsão de uma onda de calor em áreas das Missões e da Campanha, no Rio Grande do Sul, prevê o Inmet. Para o litoral de Santa Catarina, permanece um alerta para chuvas acima de 100 milímetros.
No estado, Balneário Camboriú decretou emergência devido aos alagamentos.