BNDES
Todos querem

Cartolas de grandes times de futebol irão ao Congresso no dia 21, a fim de bombardear o BNDES. Querem apoio para mudar as regras de financiamento à reforma e construção de estádios, restrita a Estados e municípios. Internacional, Atlético Paranaense e São Paulo, entre outros clubes com arenas próprias, cogitam até ação conjunta, na Justiça, contra a "discriminação".

i146430.jpg

POLÍTICA
Sem colesterol

O deputado Paulo Pereira da Silva (SP) convidou Dilma Rousseff para jantar com a bancada federal do PDT em seu apartamento, em Brasília. A ministra topou. Mas depois, alertada de que o elevador no prédio do anfitrião vive quebrando e a comida lá é de "peão", ela sugeriu receber o grupo em casa. E, assim, livrou-se de comer linguiça.

SAÚDE
Que é isso?!?

O Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase diz que o Brasil jogou a toalha na luta para eliminar a doença. Esta semana, em Washington, em reunião da OMS, o Ministério da Saúde não quis se comprometer com a eliminação da hanseníase até 2015. Só o Brasil e o Nepal têm mais de um caso por grupo de dez mil habitantes.

i146431.jpg

MEDICINA
Vida & morte

O Senado vai legalizar a ortotanásia no Brasil. Doentes terminais terão o direito de optar pela morte natural. Na Comissão de Constituição e Justiça, o senador Augusto Botelho (PT-RR) dará parecer ao projeto de Gerson Camata (PMDB-ES). Caso o paciente não esteja lúcido, a família ou uma junta médica poderão tomar a decisão. A prática já é usual em muitos países europeus.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

AGRICULTURA
Na mira

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), reuniu-se com advogados da entidade para analisar os impactos da fusão do JBS Friboi com a Bertin. Estudo exibido na ocasião indicou que o gigante JBS já é dono de 80% do mercado de carne em Mato Grosso do Sul, 60% em Goiás e 55% em Mato Grosso. Os pecuaristas temem perder fôlego na hora de negociar seus produtos

JUSTIÇA
"In memoriam"

Pauta cheia da Comissão de Anistia na semana que vem, em Fortaleza. Além de julgar 70 pedidos de indenização, o colegiado participará do enterro da ossada do guerrilheiro cearense Bérgson Gurjão, morto no Araguaia.

FRANÇA
"Sans terre"

Desde a quinta-feira 1º, a Praça Joachim Bellay, no centro de Paris, exibe um quê de Brasil. Usando furadeiras sem fio e madeira aparada (é mais fácil ser sem-terra na Europa), militantes de ONGs francesas montaram no local uma réplica de acampamento do MST, com seus característicos barracos de lona preta, para lembrar os 25 anos do movimento. Fotos de Sebastião Salgado ajudam a atrair curiosos.

i146615.jpg

EMPRESAS
Em família

Quinto maior conglomerado petroquímico do País, com faturamento anual superior a R$ 2 bilhões, o grupo Unigel vai lançar ações na bolsa no ano que vem. Seu fundador, Henri Slezynger, pilota o projeto. E, contrariando rumores, continuará presidindo o império, que fundou em 1966. Seu fi lho, Marc, permanecerá na vice-presidência executiva.

GOVERNO
Topa

Sempre que alguém pergunta ao secretário-geral do Itamaraty, Luis Seixas Correia, se ele vai substituir o ministro Mangabeira Unger na Secretaria de Assuntos Estratégicos, ouve que não existe convite de Lula nesse sentido. Mas o brilho no olhar do diplomata revela que ele responderia com um sim a eventual convite. O cargo está vago desde junho.

JUDICIÁRIO
Olha a hora!!!

Crescem entre renomados advogados críticas ao ritmo das sessões do STF. Além de começarem com atrasos regularmente, os intervalos entre os julgamentos quase sempre vão além dos 30 minutos fi xados no regimento interno do órgão. A demora, claro, impede que todos os casos incluídos nas pautas sejam analisados. As viagens infrutíferas dos advogados acabam pesando no bolso dos clientes.

i146616.jpg

ERCADO
Aos postos

O banqueiro André Esteves ampliou seu interesse pelas pequenas redes de postos de combustíveis. Depois de comprar as independentes Aster e Via Brasil, prepara oferta para abocanhar a Forza e montou um staff dentro do próprio BGT Pactual para identifi car novas presas entre os chamados "bandeiras brancas". As margens do setor são pequenas – exceto nas lojas de conveniência -, mas o giro fi nanceiro é bilionário.

POLÍTICA
No páreo

O sonho da bancada federal do PP nesse momento é seduzir Ciro Gomes a colocar o presidente da legenda, senador Francisco Dornelles, como vice na chapa do pré-candidato do PSB à sucessão de Lula.


O partido terá dois minutos e meio no horário eleitoral obrigatório.

POLÍCIA FEDERAL
Sem mudanças

O Ministério da Justiça não vai retirar das dependências da Polícia Federal (PF) as pessoas contratadas como terceirizadas para controlar o vaivém nas salas de embarque e desembarque dos aeroportos, bem como no trabalho de concessão do passaporte. Na terça-feira 29, houve manifestação de entidades classistas da PF contra a iniciativa. Na ótica do ministro Tarso Genro, a solução encontrada resolveu bem esses dois problemas que atormentavam a PF.

i146617.jpg

IGREJA O
papa é pop

Para "restabelecer a aliança entre a arte e a fé" – o último encontro do gênero foi promovido por Paulo VI, em 1964 -, Bento XVI receberá artistas de vários países para um encontro na Capela Sistina, no dia 21 de novembro. Celebridades como Bono Vox e Ennio Morriconi estão na lista papal. O pianista Álvaro Siviero, considerado um dos melhores intérpretes de Rachmaninov, é o único convidado brasileiro.

OLIMPÍADA
Dançou primeiro

Na sexta-feira 2 em Copenhague, Dinamarca, o colégio eleitoral do Comitê Olímpico Internacional (COI), que decidiu o país que iria sediar a Olimpíada de 2016, teve uma baixa durante as eleições por razão totalmente alheia ao mundo dos esportes. O sul-coreano Kun Hee Lee não pôde votar por estar sendo acusado em seu país de prevaricação e evasão de divisas.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias