Não se preocupe mais se o seu tipo
de rosto combina com o formato dos óculos de sol que você gosta. A moda pede agora armações que seguem a chamada linha oversize, ou seja, quanto mais exagerada, melhor. Basta passear pelas vitrines das principais óticas do País, conversar com especialistas do mundinho da moda ou folhear algumas revistas femininas para constatar que desde o final do ano passado uma certa nostalgia dos anos 70 tomou conta do acessório. “Os óculos da década de 70 voltaram e estão maiores do que nunca”, sintetiza Silvio Escórcio, dono da badalada ótica Piero & Silvinho, nos Jardins, em São Paulo. Pode-se observar a ditadura das lentes grandes em quase todas as peças internacionais de renome, como Dolce & Gabbana, Roberto Cavalli e Miss Sixty. Há também muitos modelos que misturam acetato (material parecido com plástico comum nas armações) com metal e até cristais. Entre os homens, volta a fazer sucesso o tradicional modelo aviador, eternizado pelas curvas do clássico Ray Ban. Na nova coleção da marca de óculos Vogue, lançada há duas semanas, a top Gisele Bündchen posa com peças oversize, enquanto Paris Hilton exibe seu enorme Dior branco. Nesse caso, tamanho é documento.