OS PRIMEIROS CARNÍVOROS DO BRASIL

Em partes do Brasil onde hoje existem fazendas e cidades, gladiadores e matadores sobre quatro patas já travaram batalhas sangrentas milhões de anos atrás. Nessas disputas, prevaleciam os donos das mandíbulas e dentes mais poderosos. Descobertas divulgadas recentemente mostram dois protagonistas desses embates – curiosamente, nenhum deles era um dinossauro. Antes de esses répteis gigantescos desfilarem por aqui, o dinocefálio Pampaphoneus biccai (“matador dos Pampas”, em português) exibia características similares às dos mamíferos contemporâneos. Era mais pesado que um leão e tinha enormes dentes caninos, capazes de perfurar inclusive répteis com couraças. Seu crânio foi encontrado em São Gabriel (RS). Já o Stratiotosuchus maxhechti (“crocodilo gladiador”), cujos restos estavam em Irapuru (SP), viveu em tempos mais recentes e seus dentes serrilhados eram eficientes a ponto de dilacerar animais muito maiores que ele.

Ambas as descobertas paleontológicas estão entre as mais importantes do País nos últimos anos e, não por acaso, foram publicadas em revistas científicas internacionais. “Em razão do parentesco muito próximo entre o dinocefálio brasileiro e espécies sul-africanas e, especialmente, russas, podemos inferir que as faunas terrestres daquela época podiam migrar por grandes distâncias”, diz Juan Carlos Cisneros, da Universidade Federal do Piauí. “Claro, isso só era possível porque, naquela época, os continentes estavam juntos”, explica o pesquisador, que assina o artigo da revista “PNAS”.

Já o estudo do parente do crocodilo paulista traz revelações sobre como era a fauna há 80 milhões de anos. Segundo Douglas Riff, da Universidade Federal de Uberlândia, os dados mostram que esses animais eram mais numerosos que os terópodes (parentes do tiranossauro) na região. Até então, acreditava-se que o fato de tantos fós­seis de crocodilianos serem encontrados ali era meramente porque seus restos estavam mais preservados do que os dos dinos. “Os crocodilos ocupavam o nicho que, em outras partes do mundo, era dominado por dinossauros.” Não à toa, jacarés e os próprios crocodilos ainda estão por aí.

img.jpg