Comportamento

A sala mais relaxante do mundo
Cientista cria na Inglaterra o primeiro ambiente totalmente anti-stress do planeta

Cilene Pereira
 

 

 i73932.jpg

 

O psicólogo inglês Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, inventou um lugar onde certamente a maioria das pessoas gostaria de passar boa parte do tempo. O especialista montou o que ele próprio chamou de “a sala mais relaxante do mundo”. Construído para ser exibido durante uma mostra de trabalhos produzidos pela instituição, o ambiente logo se transformou na principal atração do evento. E, segundo Wiseman, com certeza os visitantes saíram de lá muito mais relaxados do que entraram. Sua convicção se baseia no fato de que o lugar foi concebido de acordo com o conhecimento científico mais moderno sobre o stress, suas repercussões no organismo e as técnicas de controle disponíveis. “Tudo foi pensado para que as pessoas pudessem relaxar verdadeiramente”, disse o psicólogo à ISTOÉ.
Foram permitidas visitas de grupos de dez pessoas por vez. Elas podiam ficar dentro da sala por 15 minutos. Neste tempo, eram convidadas a se deitar em um colchão muito macio e colocar a cabeça em um travesseiro repleto de aroma de lavanda. A planta é um recurso da aromaterapia para relaxar. Deitados, os visitantes podiam fixar os olhos em uma espécie de céu artificial azul. De acordo com os princípios da cromoterapia, a cor diminui a entrada de estímulos visuais para o cérebro. Isso propiciaria uma condição mais favorável para o afastamento de pensamentos estressantes. De tempos em tempos, um banho de luz verde envolvia a pessoa – ela eleva a produção da dopamina, substância importante no processamento do prazer e da sensação de bem-estar.
A música que enchia o ambiente foi composta para a ocasião por Tim Blinko, colega de Wiseman. A canção tem ritmo suave e contínuo, sem mudanças bruscas. “No nosso processo de evolução, o perigo era quase sempre acompanhado de sons repentinos e inesperados”, explicou o psicólogo. “Por isso, o contrário, uma música que siga um compasso regular, acalma”, disse. Wiseman defende a idéia de que tudo pode ser adotado para criar um ambiente anti-stress em casa ou no trabalho. “Pode-se, por exemplo, ouvir as Quatro Estações, de Antonio Vivaldi, e usar os óleos essenciais de lavanda para perfumar os cômodos”, explicou.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

i73933.jpg


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias