Medicina & Bem-estar

Gravidez e sol forte não combinam

Durante a gestação, o organismo permanece em atenção para proteger o feto contra agressões, principalmente às externas, mas é preciso colaborar evitando complicações desnecessárias, explicam especialistas

Crédito: Shutterstock

Gravidez e sol forte não combinam (Crédito: Shutterstock)


O verão é um convite irrecusável a um dos programas mais democráticos de todos: ir à praia. Muita gente adora aproveitar o sol, a areia e o mar. Desde as mais cheinhas, às saradas, das crianças, aos adultos. E, por que não as grávidas? Muitas aproveitam a liberdade do ambiente para desfilar a barriga pelas areias e calçadões sem saber que há riscos. Para elas, é verdade que o sol não está proibido, mas requer atenção redobrada.

+ Doença hipertensiva da gravidez é a principal causa de morte materna no Brasil
+ Mulher afirma que engravidou de “rajada de vento” na Indonésia
+ Refluxo: Saiba como diagnosticar e se proteger contra esse desconforto nas festas

Durante a gestação, o organismo permanece em atenção para proteger o feto contra agressões, principalmente às externas, mas é preciso colaborar evitando complicações desnecessárias como aquelas causadas pelo excesso de sol e pela desidratação. É o que alerta a Dra. Katia Haranaka, médica cirurgiã plástica e especialista nos cuidados práticos com a pele.

“O sol agride a pele, primeira barreira de proteção de todo o corpo. Além disso, é importante lembrar que o feto está vivendo dentro de uma bolsa de líquido. O sol, por sua vez, desidrata. O resultado dessa equação não é difícil de imaginar. Por isso, é bom que as grávidas evitem a exposição solar excessiva e o bronzeamento durante a gestação”, diz a Dra. Katia.

Além de prejudicar o bebê, a pele da gestante também sofre mais com o sol. Isso acontece porque, quando a mulher está grávida, o nível dos hormônios estrogênio e progesterona aumentam, deixando a melanina ainda mais sensível à agressão solar. Por isso, grávida tende a ter mais manchas, de características fortes e resistentes.

Como prevenir

Se tiver que realmente ir à praia ou piscina, a Dra. Katia recomenda o uso de filtro solar infantil, pois é tão eficaz quanto o de adulto, porém, com menos química. O ideal ainda é reaplicar o produto de hora em hora. Além de escolher os horários de sol mais fraco, antes das 10h e após as 16h, é indispensável usar acessórios que formam uma barreira física contra o sol, como chapéu, óculos escuros e roupas leves. “Nada de ficar com o barrigão à mostra. Mesmo na praia, o ideal é protegê-lo”, afirma a médica.

Por último a médica orienta o consumo de muito líquido, seja água mineral ou de coco. “É preciso evitar também tomar sucos na praia, pois nunca se sabe qual sua origem e água encanada no litoral é algo raro”, finaliza.

Veja também
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

Tópicos

Como calcular gravidez pelo Dia da relação? Como descobrir sozinha se estou grávida? Como é a dor de estômago no início da gravidez? Como é o início de uma gravidez? Como saber se está grávida de uma semana? Como saber se estou grávida durante a amamentação? Como saber se estou tendo contrações? Como saber se o óvulo foi fecundado sintomas? Como saber se você perdeu o bebê? É normal sentir cólica 2 meses depois do parto? É possível engravidar 3 meses após o parto? É possível engravidar dois meses após o parto? É possível engravidar mesmo quando o homem ejacula fora? É possível perder o bebê e não sangrar? É possível sentir sintomas de gravidez com menos de uma semana? Em qual semana da gravidez é mais perigoso? Estou amamentando e estou com enjôo o que pode ser? O que a ansiedade pode causar no estômago? O que é normal sentir no início da gravidez? O que é uma gastrite nervosa? O que faz perder o bebê no início da gravidez? O que grávida não pode fazer de jeito nenhum? O que pode ser uma dor no estômago? O que sente na barriga no início da gravidez? Porque não pode amamentar grávida? Quais os primeiros sintomas de gravidez nos primeiros 5 dias? Quais são as dores mais comuns no início da gravidez? Qual a cor do corrimento na primeira semana de gravidez? Qual a cor do sangue quando aborta? Qual a gastrite mais perigosa? Quando a menstruação volta ao normal depois do parto? Quando é que aparecem os primeiros sintomas de gravidez? Quando está no começo da gravidez a barriga fica dura? Quantas semanas tem uma gestação de 9 meses? Quanto tempo após o parto posso ter relação? Quanto tempo demora para o corpo expelir o feto? Quantos dias é uma gravidez? Quantos dias tem uma semana de gestação? Quem toma injeção anticoncepcional pode engravidar? Será que estou grávida?