2172825-7658-rec.jpg

 

Um dos quatro prédios que ameaçavam cair na rua Laura Soares Carneiro, no bairro Buritis, em Belo Horizonte, desabou por volta das 6h desta terça-feira. O Vale dos Buritis, localizado na região oeste da capital, havia sido condenado em outubro do ano passado pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Como a construção já havia sido desocupada, não houve feridos, e os escombros não chegaram a atingir outras construções.

No domingo, os moradores dos outros prédios tiveram que evacuar seus apartamentos por causa do risco de desabamentos. Com a chuva, a situação havia piorado ainda mais no edifício Vale dos Buritis, que mesmo com escoramentos, sofreu a queda da parte frontal durante a semana. Os moradores brigam há mais de 10 anos com a construtora, a Estrutura Engenharia e Construção, por falhas na estrutura.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros já haviam solicitado à Justiça autorização para a demolição do prédio, que, segundo a construtora, apresentava rachaduras por falta de drenagem na rua, o que seria de responsabilidade da prefeitura. Ontem à tarde, o juiz Alexandre Santiago, da 16ª Vara Cível de Belo Horizonte, determinou a demolição da construção.

Os outros três prédios ameaçados são afetados pela inclinação do Vale dos Buritis. A chuva tem piorado a situação e um terreno próximo, que seria usado para a construção de um novo prédio, sofreu um desmoronamento. Dois blocos do condomínio Art Vivre ainda correm risco de desabar. O terceiro prédio, que está na mesma situação, foi evacuado ontem à tarde.