000_Hkg5701820.jpg 

O filho mais novo e sucessor do ditador norte-coreano Kim Jong-il, morto no último sábado, tornou-se um inusitado ícone de estilo no país. E não é por suas roupas, como seu pai – que geralmente vestia ternos e conjuntos monocromáticos, grandes e de corte quadrado, combinados com sapatos de saltos maiores do que o normal. É o corte de cabelo de Kim Jong-un que está sendo copiado por vários jovens da Coreia do Norte.

Segundo o jornal online The Telegraph, rapazes fazem fila nas barbearias de Pyongyang para imitar o penteado, que foi apelidado de "juventude" ou "ambição". Acredita-se que Kim Jong-un, que é conhecido como o "Jovem General", tenha sido preparado para ficar parecido com seu avô, Kim Il-sung, fundador da Coreia do Norte. O jovem general geralmente usa ternos pretos, no estilo de Mao Tsé-Tung, para ficar ainda mais semelhante ao avô.

O barbeiro de Kim Jong-un, An Su-gil, afirmou que o corte de cabelo gerou uma corrida de jovens pedindo o mesmo penteado, segundo a agência KCNA. O corte também foi descrito como "cativante" pelo jornal norte-coreano Rodong Sunmun, que escreveu: "Um jovem com um corte ambicioso, de laterais altas, parece muito sóbrio e elegante". Além de projetar uma imagem de ambição, o penteado também se tornou uma opção popular devido a questões de higiene, segundo a agência sul-coreana Yonhap.

Morre Kim Jong-il

O líder norte-coreano, Kim Jong-il, morreu nesse sábado, 17 de dezembro, vítima de "fadiga física", quando realizava uma viagem de trem. Sua morte só foi anunciada nessa segunda, 19, pela agência estatal norte-coreana. Após receber a notícia, o governo e o Exército da Coreia do Sul entraram em estado de alerta, enquanto a população da Coreia do Norte chorava o falecimento do líder, que abre espaço para ascensão de seu filho,Kim Jong-un, provável herdeiro em Pyongyang.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Jong-il, 69, comandava a Coreia do Norte desde 1994, após a morte de seu pai, Kim Jong-sun, fundador do país. Durante 17 anos, cultivou um dos regimes mais fechados do mundo, baseado no culto de si e do sistema comunista. O governo hermético não impediu que idiossincrasias de Jong-il viessem a público, como o autoproclamado título de inventor do hambúrguer, formando a imagem complexa de um líder excêntrico de um país isolado do mundo, cujo futuro na península coreana é agora incerto.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias