Na releitura da ópera ‘Sancta Susanna‘, 18 espectadores precisaram de atendimento médico durante o espetáculo, em Stuttgart, sudoeste da Alemanha. Ela foi escrita por Paul Hindemith em 1921 e conta a trágica história de uma jovem freira alemã.

Durante a apresentação da obra no último fim de semana, a releitura de Florentina Holzinger chocou o público, que apresentou náuseas e tontura. O site Wiener Festwochen disse que a reinterpretação mais de 100 anos após a estreia – que também chocou os críticos da época por causa da blasfêmia encontrada em uma freira nua abraçando Jesus cristo -, “encena sensações e práticas sexuais como um caminho para o êxtase não apenas religioso”, e que “engraçado e redentor, Sancta é o alerta de gatilho para as massas”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Staatsoper Stuttgart (@staatsoperstuttgart)

Sancta Susanna’ tem um elenco exclusivamente feminino que canta Eminem, anda de skate e realiza sexo com figuras bíblicas. Um crítico do jornal alemão Süddeutsche Zeitung afirmou que durante a apresentação, um pedaço da pele de uma das artistas é cortado e grelhado em uma representação da Eucaristia. Sebastian Ebling, assessor de imprensa da Ópera de Stuttgart disse que mesmo com as intervenções médicas “isso não significa que 18 pessoas desmaiaram ou vomitaram”.

A escandalosa ópera tem classificação de 18 anos e apresenta “atos de automutilação, atos sexuais, bem como representações e descrições de violência (sexual). Efeitos estroboscópicos serão usados ​​durante a performance, assim como sangue e agulhas”. A coreógrafa Florentina Holzinger é conhecida por explorar diferentes modos de representação feminina e performances chocantes. A obra está sendo exibida na Ópera Estatal de Stuttgart e a próxima apresentação vai acontecer em 26 de outubro.

Confira o trailer do espetáculo