img1.jpg
A PRÓXIMA GERAÇÃO
O Google fez parceria com vários fabricantes de pcs para vender
seus chromebooks: máquinas sem disco rígido e processador rápido,
com todos os programas e serviços online, oferecidos pelo buscador

Imaginar o futuro é um exercício divertido. Muitas previsões do passado demoraram a se concretizar ou ficaram só na promessa. Um exemplo claro é o Bluetooth, tido como a grande salvação da comunicação sem fios entre aparelhos no início da década passada e que acabou como um mero serviço para conectar o fone sem fios ao celular. Veja algumas ideias para 2012 e depois.

Ultrabooks e o novo Windows

A evolução do notebook e do netbook atende pelo nome de ultrabook. Ao menos é o que a gigante Intel vê como tendência para os portáteis em 2012. A fabricante de chips de computadores acredita que 40% do segmento de portáteis para consumidores serão compostos por uma nova geração de computadores até o final do ano que vem, que vão combinar o melhor desempenho, tempo de resposta e segurança em formatos finos e elegantes.

Mas o que quer dizer isso na prática? Ter uma máquina leve e poderosa, com tela grande e um pouco mais salgada que os simples netbooks. A própria Intel estima que o preço sugerido desses equipamentos fique na faixa dos US$ 1.000 nos EUA, e que em breve os ultrabooks serão uma espécie de fusão entre os laptops e os tablets. As primeiras máquinas, vindas de fabricantes como HP, Asus e Acer, começaram a ser lançadas recentemente no Brasil e no exterior, e unem um poder de processamento grande com tempo rápido para ligar e desligar a máquina em um equipamento fininho e lindo. No mínimo, serão objetos de desejo para o futuro.

A chegada, em algum momento de 2012, do Windows 8 também deve mudar o cenário da computação pessoal. O novo sistema da Microsoft traz a base do Windows 7 com um novo visual, chamado de “Metro”. A ideia é deixar tudo unificado e com a mesma aparência: computador, tablet, smartphone.

A experiência do toque é uma grande novidade do Windows 8 em relação ao Windows 7, já que o sistema finalmente funciona em telas sensíveis. Arraste o canto direito da tela e veja um menu de opções/configurações (vale para cada aplicativo), arraste o canto direito e alterne entre aplicativos – e isso é só o começo dos planos divulgados pela Microsoft para o Windows 8.

img3.jpg
INOVAÇÃO
Novos sistemas operacionais devem ajudar a consolidar os ultrabooks no mercado

Tudo pelo social, incluindo a TV

Em 2011, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Facebook feita em parceria com a Universidade de Milão (Itália), dois usuários da rede social estavam separados por apenas 4,74 amigos, independente de onde eles morem no planeta. A pesquisa, que analisou 69 bilhões de conexões entre 721 milhões de donos de perfis ativos da rede social, mostrou que, em média, cada um deles tem mais de 190 amigos. Mas o Facebook vive em mudança, e a introdução de novos métodos de compartilhamento “sem toque” no final do ano deve alterar o meio que interagimos com notícias e informações no futuro. Como funciona? Alguns sites integrados ao Facebook compartilham de modo automático na rede os itens lidos sem precisar pressionar um botão de “Curtir”. Das duas, uma: ou vai fazer um sucesso tremendo ou vai ser retirado do Facebook o mais rápido possível.

Esse compartilhamento “sem toque” pode aprimorar também um novo modo que vemos televisão. Os novos modelos já vêm com conexão à internet e capacidade de rodar aplicativos e redes sociais. Que tal dizer, sem muito trabalho, que está vendo a novela e chamar seus amigos para comentar em tempo real no Twitter, Facebook ou Google+?

A nova Apple sem Steve Jobs

Após a morte de Steve Jobs, em outubro, muita gente deve pensar que a Apple pode não repetir o mesmo sucesso dos últimos anos. Mas o anúncio do iPhone 4S, um dia antes do adeus a Jobs, deixou claro que a empresa tem toda sua estratégia pronta para o futuro, e até se parece um pouco com a Intel e seu cronograma para atualizar chips de computador: inova em um ano, no seguinte atualiza a plataforma existente. Exemplo? Em 2010, veio a inovação do iPhone 4, com novo design e upgrades significativos. No ano seguinte, o iPhone 4S apenas atualizou um campeão de público e crítica. Que venha 2012, portanto.

Além disso, o Governo Federal deu sinal verde para a redução de impostos em tablets produzidos no Brasil em maio e, desde então, ouvimos rumores de que a Apple, por meio da sua parceira Foxconn, pode vir a instalar uma fábrica no País para produzir smartphones e tablets na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. Se isso realmente ocorrer, será a primeira vez que a Apple produz seus gadgets fora da China. A conferir. 

img2.jpg