img.jpg
CONEXÃO DE BOLSO
A evolução tecnológica nos telefones celulares
transformou os aparelhos em máquinas quase sem limites

Nos últimos cinco anos, o telefone celular evoluiu absurdamente. De um simples aparelho feito para fazer e receber chamadas de voz e enviar mensagens de texto, ele cresceu e se tornou uma máquina inteligente, capaz de acessar a internet, baixar aplicativos e atualizar suas redes sociais. Até de nome o celular mudou: virou smartphone.

Hoje, ao escolher um novo modelo, é possível optar por três principais opções de sistema: o Apple iOS, usado pelo iPhone, o Android, do Google, usado por diversos fabricantes (incluindo Sony Ericsson, Motorola e Samsung) e o novo Windows Phone, da Microsoft, recém-adotado pela Nokia. Em comum, todos esses sistemas fazem o básico: navegam na web, baixam e mails, sincronizam com sua agenda e calendário, acessam as redes sociais, compartilham o 3G com seu notebook e permitem instalar novos aplicativos para se divertir, melhorar as fotos, jogar e, claro, trabalhar.

Os detalhes, porém, é que fazem toda a diferença. O processador – sim, como o do seu PC – está cada vez mais rápido no celular, com aparelhos como o Sony Ericsson Arc S atingindo velocidades de 1,4 GHz (é mais que um computador de poucos anos atrás). O novo iPhone 4S, ainda não disponível por aqui, vem com o novíssimo recurso Siri, que é um assistente digital que tenta entender seus comandos de voz e o contexto da frase para trazer um resultado apropriado (por exemplo, “Como está o tempo hoje em São Paulo” ou “Está quente em São Paulo?”). Por enquanto, o sistema só funciona em inglês, francês e alemão, mas deve “falar” português quando o aparelho chegar às lojas em um futuro próximo, logo em 2012.

As câmeras dos smartphones também estão dando sinais de que querem substituir a câmera digital. Modelos com resolução de 8 megapixels ou superior já estão se tornando padrão, com recursos de estabilização de imagem nos vídeos em alta definição (1080p, para ver em tela cheia na sua TV Full HD), edição de fotos e até mesmo lentes similares às usadas em câmeras comuns.
Tudo para gerar a melhor imagem para compartilhar com seus amigos no Facebook. 

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias