Entre os sonhos mais comuns dos produtores de moda, provavelmente está o de ilustrar uma simples matéria de beleza com um ensaio exclusivo da top model Gisele Bündchen. Em sua edição de dezembro, a revista americana W, espécie de bíblia da moda mundial, não só realiza a façanha como traz Gisele como veio ao mundo. Sob as lentes do fotógrafo Michael Thompson, a modelo que sempre se recusou a posar nua para revistas masculinas não hesitou em mostrar sua sensualidade. Gisele apareceu nua poucas vezes. A primeira foi em 1999 na Vogue americana. No ano passado, foi clicada sem roupa em cima de um cavalo para as revistas Vanity Fair e Talk. Agora Gisele voltou a mostrar as formas perfeitas porque, segundo sua empresária Mônica Monteiro, a proposta fortalece sua imagem na moda. “Não é um trabalho por dinheiro, mas por amor à profissão”, diz. “Gisele não aparece em poses vulgares. Como símbolo atual do corpo perfeito, ela é sensual, sem ser óbvia”, completa a assessora.

De fato, antes que os curiosos de plantão saiam em busca da revista, vale lembrar que o ensaio fotográfico não é exatamente uma mostra “nua e crua” de Gisele. Trata-se do bom e velho “nu artístico” que é capaz de mostrar tudo, sem mostrar absolutamente nada. Sob o título provocativo “Como ficar feliz com o corpo que Deus nos deu, se ele nos deu Gisele?”, a reportagem versa muito mais sobre as novas técnicas da indústria cosmética do que propriamente sobre o corpo da top model. A perfeição da diva é tanta que para fotografar o ensaio da W – clicado há dez meses e em menos de uma hora – ela dispensou cabeleireiro e maquiador. E arrasou.Na casa da família Bündchen, entretanto, o assunto é tratado com certa discrição. “Eu e meu marido ainda não olhamos a publicação. Lembro vagamente de ouvi-la falar sobre as fotos. Mas não tive tempo de conferir o ensaio”, comenta a mãe, Vânia Bündchen. “Tenho certeza que não são fotos como aquelas das revistas masculinas. Gisele é categórica quanto diz que não faz esse tipo de coisa”, completa Vânia. A experiência do fotógrafo Luiz Moretto Jr., encarregado do making off da campanha da C&A que teve Gisele como estrela, reforça a opinião de Vânia sobre o resguardo da top. “Ela não se expõe à toa. Na época da campanha, pelo menos, tinha vários pudores de mostrar o corpo”, recorda Moretto.

Diante de tanto mistério, outra incógnita é o valor cobrado por Gisele para posar nua para a

W

. Mas, se para estrelar – vestida – a campanha da C&A especula-se que a bela tenha faturado R$ 5 milhões, para tirar a roupa diante das lentes de Michael Thompson não é de estranhar que ela tenha arrebatado cifras muito mais expressivas. Afinal, top é top.