Coronel dos
111 é absolvido
O Tribunal de Justiça de São Paulo implodiu na quarta-feira 15 a condenação do coronel e deputado estadual Ubiratan Guimarães – comandante da Tropa de Choque da PM que matou 111 presos do Carandiru em 1992. O coronel fora condenado em 2001 a 632 anos de prisão por júri popular. Numa decisão técnica, o TJ entendeu que houve erro nos quesitos apresentados aos jurados, quando da realização do júri popular. O primeiro quesito foi: ele agiu em função do dever? A resposta dos jurados foi sim – e isso absolve o coronel. Só que houve um segundo quesito: ele se excedeu? A resposta foi sim – e daí, desse excesso, veio a condenação. No entanto, pelas regras técnicas, só cabe julgar excesso no crime em caso de legítima defesa. Assim, ficou valendo só o primeiro quesito e Ubiratan foi absolvido.

Madonna foi operada de hérnia

Madonna se submeteu a uma cirurgia de hérnia em Los Angeles, divulgou um porta-voz da cantora na quinta-feira 16. Ela já voltou a sua rotina normal de exercícios.

 
 
Morreu

O escritor americano Peter Benchley, de câncer no pulmão, aos 65 anos, nos EUA. Ele é o autor do famoso Tubarão. A história foi levada ao cinema por Steven Spielberg. Na terça-feira 14.

 
 
Negado

Dos Jogos Olímpicos de Inverno, por doping, o brasileiro Armando Santos, da equipe de bobsled (trenó de quatro pessoas). O seu exame de urina detectou a substância nandrolona, um anabolizante proibido pelo Comitê Olímpico Internacional. Na segunda-feira 13.

 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias